'A História do Mundo Para Quem Tem Pressa', de Emma Marriott

A História do  Mundo Para Quem Tem Pressa abre alas para uma das coleções que mais fazem sucesso da Editora Valentina que organizam temas diversos e de interesse popular de forma clara e direta. Sendo precursor da coleção, A história do mundo..., que foi publicado em 2015, conta mais de cinto mil anos de história resumida em 200 páginas pela escritora Emma Marriott.


O livro nada mais é do que um guia, com seis capítulos que abrangem grande parte da história do mundo, desde os primeiros impérios e civilizações até o fim da Segunda Guerra Mundial, passando por regimes políticos e outros conflitos bélicos. Há uma divisão por continentes em que esses momentos são narrados de forma concisa nos capítulos que, às vezes, têm subcategorias de poucos parágrafos.

O mais interessante da obra talvez seja o fato dela ser um guia, servindo de base e orientação para pesquisas posteriores mais aprofundadas, principalmente porque o livro traz assuntos ou até mesmo civilizações que pouca gente tem conhecimento, o que por si só já é um ganho para o leitor. A autora também deu uma série de indicações em sua bibliografia selecionada, com livros que servem de norteadores.

Por ser um livro com uma extensão tão grande de história e seu grau de rapidez ao narrar os fatos, para o leitor que se aventurar nessas páginas, possa ser que a leitura se torne cansativa ou confusa, afinal é muita coisa para absorver e discernir, por isso recomendo que seja utilizado como um guia de referência e não como um livro chave de estudos sobre o assunto.


Apesar disso, os resumos são muito bem detalhados, mesmo que pequenos, conseguem passar a ideia central dos períodos, lugares em que se passam e suas interligações.  É um bom resumo e panorama do que já vimos ao longo do ensino médio e por isso, vale a pena a leitura para refrescar a memória.

**Confira as resenhas de:


x.x.x

Ficha técnica:


Título: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa
Título original: The History of the World in Bite-Sized Chunks (2012)
Autora: Emma Marriott
Tradução: Paulo Afonso
Editora: Valentina
Edição: 10 (2018)
ISBN: 9788565859516
Gênero: Não-ficção / história geral
Ano: 2015
Páginas: 200
Resenha de número 418

Postar um comentário

0 Comentários