Resenha #242: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa - Marcos Costa


Título: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa
Autor: Marcos Costa
Editora: Valentina
Edição: 1 
ISBN: 9788558890144
Gênero: Não-ficção / história
Ano: 2016
Páginas: 200
Adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.


Avaliação: 




Resenha


Você é daqueles que achavam/acham as aulas de história chatas e sem graça? Ou simplesmente não compreende o que o professor tem a passar? Seus problemas acabaram, chegou diretamente da Editora Valentina o livro A História do Brasil Para Quem Tem Pressa, uma excelente obra para quem deseja adquirir ou rever conhecimentos de uma forma bem resumida e prática. Mas se você ama história, o livro também vale muito à pena.

No livro, como o título bem sugere, o autor e historiador Marcos Costa nos relata em pouco menos de 200 páginas a história do Brasil desde antes de seu "descobrimento" com chegada dos portugueses, em meados de 1500, num país que já era habitado por tribos indígenas. Assim, vamos acompanhando, por capítulos curtinhos de no máximo três páginas o desenvolvimento de um país marcado pela exploração de seu povo e principalmente de seus inúmeros recursos naturais.

Passamos a entender o que nos trouxe até onde estamos. Os motivos para sermos um país tão racista é levantado em dados momentos e leva a explicar porque  fomos a última nação a abolir o trabalho escravo. O que foram os milagres econômicos? Como aconteceu o golpe de 64? E a construção de Brasilia, por que se deu? Essas e outras perguntas são respondidas por Marcos Costa.

O livro é dividido em quatro partes: Os antecedentes (1453-1534); Período colonial (1534-1822); Período monárquico (1822-1889) e Período Republicano (1889-2015) que nos dão um panorama sucinto e bem enxuto da história do Brasil. Com isso, saliento, não é um livro que vai explicar detalhadamente os fatos, mas sim explicá-los rapidamente afim de nos deixar cientes do que aconteceu. Ele serve como uma porta de entrada para estudar o país e para um maior aprofundamento é recomendado seguir lendo outros texto. Aliás, as referencias bibliográficas dessa obra pode ser um ponto de partida.
Se você gosta de história, mas sem a parte chata, esse é um ótimo livro, assim também, para quem quer saber um pouco mais sobre nosso desenvolvimento. Para quem precisa estudar para provas, pode ser um ótimo roteiro de estudos. 

A edição está bonita e cheia de ilustrações. Com folhas são brancas e fonte em bom tamanho para proporcionar um leitura.

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários