Resenha #164: O Poder da Comunicação - Manuel Castells

Lido em: Abril de 2016
Título: O poder da Comunicação
Autor:
 Manuel Castells
Editora: Paz & Terra
Edição: 1
ISBN: 9788577533213

Gênero: Mídia Social
Ano: 2015

Páginas: 630
Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação: 




Resenha


Manuel Castells é um sóciologo espanhol, professor em diversas universidades. Publicou mais de 20 livros, entre os mais famosos a trilogia “A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura.


Em “O poder da Comunicação” Castells vai analisar como os meios de comunicação são utilizados na sociedade atual, e principalmente as transformações que vem sofrendo com as redes digitais e a cultura de autonomia.
 “Os governos sempre ficam nervosos em relação à comunicação livre na internet porque sua autoridade através da história foi amplamente baseada no controle da informação e da comunicação.” Pag: 31
Neste livro Castells apresenta através de pesquisas sobre processos políticos e movimentos sociais, abordando o poder exercido pelos meios de comunicação. Incluindo informações enganosas transmitidas ao público norte-americano sobre a Guerra do Iraque, controle de informação na China e na Rússia, e campanhas eleitorais na internet, como a de Obama.


“Os cidadãos têm que encontrar seu próprio meio de pensar através do labirinto da política do espetáculo e de imagens adulteradas que constroem sua percepção.”
Dessa forma Castells propõem uma analise do poder e contrapoder na sociedade em rede, a comunicação na era digital, a política na mídia, crise da democracia, etc. Citando casos como  WikiLeaks e o controle da informação, movimentos sociais, e da cultura industrial.


“Quando os inspetores milenares passam a ser também inspecionados, é porque algo fundamental se modificou nas relações de poder na era digital.”
Mesmo sendo um livro bastante teórico, Castells não apresenta uma linguagem difícil, e por tratar muito de questões dos meios digitais, é uma realidade próxima a nossa. Um livro que recomendo bastante para estudantes e interessados na área de comunicação.
“Como o poder é baseado no controle de informação, que requer sigilo, a reivindicação de livre acesso à informação com direito constitucional ameaça as próprias raízes do poder no alto escalão da sociedade.” Pag:46

Até mais,


Postar um comentário

7 Comentários

  1. Que livro bacana, eu ainda não conhecia esse sociólogo, e adorei lendo sua resenha já fiquei apaixonada, principalmente por ele ter uma escrita de fácil entendimento, além de aborda assuntos que acho que a maioria das pessoas deveriam pelo menos tem uma minima sabedoria sobre esses assuntos. Ao ver estamos vivendo uma ideologia encoberta pela liberdade, criada pelo meios de comunicação que realmente não existe, pelos quotes citados na resenha da para ter uma pequena noção de como isso e feito, to super interessada nessa leitura, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elidiane!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, deve ser por não ter haver com o que costumo ler, e somente por esse motivo não leria ele. Pelo quotes tbm não achei que apresentou uma linguagem difícil, acho uma boa leitura didática, pra esta na área de jornalismo, propaganda e até mesmo comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elidiane!
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito interessante, um assunto atual e importante. Meios de comunicação, vivemos em nosso dia-a-dia, de alguma forma, então, é preciso estar ciente desse assunto. Li muitos livros desse estilo, na época da faculdade, mas a dica é muito boa. Se tiver a oportunidade, vou ler! Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não é minha área mas eu leria numa boa, pois parece ser superatual e adoro livros desse estilo, leio muitos que a revista superinteressante indica nesse estilo.

    ResponderExcluir
  5. É um livro bem interessante por fazer um estudo do impacto das redes de comunicação nos tempos atuais. Não é meu estilo de leitura, mas gostei da ideia. Fica a dica para quem é do meio ou quer saber mais do assunto. A escrita parece ser bem simples e de fácil entendimento, boa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro nem a editora. Confesso que não gostei muito da capa, mas também esse é um tipo de livro que não me chama a atenção. Não tenho o costume de ler esse gênero. Mas me parece ser um livro bem interessante para quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elidiane, tudo bem?
    Esse não é um livro que eu leria agora, contudo não é uma obra a se descartar.
    Quanto eu estiver estudando comunicação darei uma lida na obra com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!