Resenha #144: Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

Título: Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637495
Ano: 2015
Páginas: 400
Adicione

Avaliação:





Resenha


Hoje venho falar de um livro que já na primeira página mexeu muito comigo. Prometo falhar é o novo lançamento do escritor português Pedro Chagas, que chegou ao Brasil pela Editora Novo Conceito.


A obra é composta por centenas de pequenos contos do autor, cada um deles com, no máximo, 3 páginas, mas que, mesmo com poucas palavras, são capazes de tocar o mais fundo da sua alma.
Pedro usa em seu livro contos que falam sobre amor, todos os tipos de amor. Amores maternos, paternos, de irmãos, namorados, amantes, de pessoas que se conhecem a anos, de completos estranhos, amores recém acabados, amores que fogem às regras, enfim, toda forma de amor e cada uma de suas particularidades.
"O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos.."
O que mais me encantou foi a forma como, de algum jeito, alguma ou muitas das crônicas acabam narrando alguma situação que você já passou na sua vida e ela reflete, pelo menos nos meus casos, tudo exatamente da forma como ocorreu, como se o autor soubesse tudo sobre a tua vida e tudo o que você passou. Essa pequena particularidade me fez ter um carinho enorme pelo livro, por cada conto e pela beleza da escrita do autor.
"É tão mais fácil não amar, mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos? "
A linguagem do autor é super atual e simples. Com contos curtos, como já falei antes, muito bem elaborados, e completamente impossíveis de se largar, somos levados a situações cotidianas simples e capazes de mostrar as formas como o amor se manifesta, seja numa bela demonstração de amor ou em uma simples troca de olhar.

O título do livro remete ao fato de que o amor perfeito não existe, umas vez que só existe amor de verdade se houverem falhas, defeitos, imperfeições, pois é daí que surge o perdão, sendo assim,  "Prometo falhar" se torna uma promessa de amar a pessoa de uma forma humana e real, com base naquilo que muitos já falam "te amo apesar de...".
"... Os loucos veem no impossível todos os motivos para continuar, enquanto outros veem todos os motivos para desistir, e ainda são chamados de malucos..."
A diagramação do livro é perfeita. A capa ficou muito linda, sem falar nos mimos que eu também recebi e que deixaram a edição mais linda ainda (recebi uma caixinha com pequenos quotes e um marca página muito fofo). As folhas são amareladas e o tamanho da fonte é ideal para proporcionar uma leitura confortável.
O fato dos contos serem pequenos também ajuda bastante na fluência da leitura, deixando-a super rápida e viciante.
"Antes um minuto no fio da navalha do que toda a vida sem uma única falha. "
Enfim, é isso. Recomendo o livro para os bons e velhos amantes de crônicas e de belas histórias de amor.



Postar um comentário

11 Comentários

  1. Eu nunca tinha ouvido falar do autor e devo confessar que crônicas não são o meu forte, mas depois dessa resenha tão cheia de amor por uma obra a minha curiosidade foi atiçada e fiquei com vontade de ler o livro e descobrir se eu tenho coração, né? risos.

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito livros de contos mas talvez dê uma chance para esse livro porque eu já vi muita gente falando bem dele, nem sabia que era de contos :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Não sou lá muito fã desse tipo de genero, mas confesso que esse livro me despertou curiosidade, a capa dele é bem crazy.

    ResponderExcluir
  4. Este livro é perfeito, história maravilhosa, passa uma mensagem muito boa

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de contos, fiquei bem surpreso com essa resenha, me deixou bastante interessado em conhecer a obra. Histórias de amor, na maioria das vezes, me agradam!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro, mas parece ser bom, gosto de contos curtinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria,
    Já cheguei a dar uma chance ao livro mas não consegui me agradar a escrita do autor e desisti. Esse livro não faz muito o meu gênero por isso achei melhor deixar de lado e não forçar a leitura

    ResponderExcluir
  8. Que capa sinistra, acho que da medo em qualquer um. Não curto contos, ainda mais com essa capa. kkk

    ResponderExcluir
  9. Estou bem curiosa pra ler esse livro. Capa linda, fala de amor, todo mundo que lê gosta... Está na minha lista :)

    ResponderExcluir
  10. Achei lindos os quotes, e todas as resenhas que li desse livro são bem positivas!
    Parece ter crônicas/contos bem fofos, bem escritos e reais, to loooouca para ler!!!!
    Amooo crônicas, e que falam e amor deve ser ainda melhor!!
    Espero poder lê-lo em breve!
    bjss

    ResponderExcluir
  11. A princípio a capa me assustou um pouco (risos), porém, vejo que se trata de livro muito fofo e real. Mostrar como nós realmente amamos(com muitas falhas) é algo que precisamos perceber para que o amor seja verdadeiramente completo.Esse livro acaba de entrar para minha lista de leitura.*--*

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!