Resenha #34: Quem é Você, Alasca? - John Green

untitledTítulo Original: Looking for Alaska
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575996
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Edmundo Barreiros

Sinopse: Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.


Avaliação:   



Resenha




























O livro é narrado em primeira pessoa pelo adolescente Miles Halter. Ele não possui muitos amigos, e sua paixão, apesar de não ler muitos livros, é colecionar as frases que os grandes nomes pronunciaram antes de morrer. Já no inicio, Miles (que recebe o apelido de Bujão de forma irônica por ser muito magro), está saindo de casa para estudar em um colégio interno chamado Culver Creek – colégio esse que seu pai também estudou quando jovem –, motivado pela busca de "O grande talvez" (última frase do poeta François Rebelais), uma vez que ele acha sua vida um tanto quanto parada.


Como todo novato numa escola, ele já é recebido com um trote, onde mumificam ele com fita adesiva e o jogam no lago que fica nas proximidade do colégio. Sim, isso foi bastante hard (difícil) para um novato. Posteriormente, Bujão descobre que isso aconteceu graças a um pequeno desentendimento relacionados ao seu colega de quarto Coronel (já veterano na escola) e a a sua linda vizinha de quarto Alasca Young, uma moça muito inteligente, que, ao contrário de outras, não é nem um pouco previsível e tem uma pilha enorme de livros em seu quarto que ainda não os leu. Nesse colégio, além de conhecer o rapaz com quem vai dividir o quarto, Miles conhece outros dois adolescentes: o primeiro descendente de japonês chamado Takumi e a romena Lara.

E é com esses novos amigos que o Miles vai dividir as suas "últimas frases" favoritas, e descobrir que a Alasca está em busca de uma resposta para algo que ela leu em um livro do vencedor do nobel de 1982, de Gabriel García Márquez, intitulado O General em Seu Labirinto (1989):
“ – Está bem, Sr. Garoto das Últimas Palavras Famosas. Tenho outra para você. [...] Gabriel Garcia Márquez. O General Em Seu Labirinto. É um dos meus livros favoritos. É sobre Simón Bolívar. [...] É um romance – continuou – por isso não sei se é verdade, mas, no livro, sabe quais são as últimas palavras dele? Não, não sabe. Mas já vou lhe dizer, señor Observações de despedidas.
Então ela acendeu um cigarro e deu uma tragada tão forte e profunda que achei que ela fosse acabar de uma só vez. Ela soltou a fumaça e leu pra mim:
– Ele..., ou seja, Simón Bolívar - estava abalado pela revelação deslumbrante de que a corrida louca entre seus sonhos e infortunios naquele momento estivesse alcançando a linha de chegada. O resto eram trevas, "maldiçao", suspirou. "Como vou sair desse labirinto?"
Uma bela última fala, mas eu não tinha entendido direito.
–  O que é o labirinto? –  perguntei a ela.
Com a boca tão perto de mim que eu podia sentir o seu hálito, mas quente que o ar, Ela disse:
– Esse é o mistério, não é? O labirinto é o viver ou o morre? De qual deles ele está tentando escapar?" (Pág. 28 e 29)
Isso irá deixar o Miles com uma pulga atrás da orelha... E o que se sucede, eu deixo para vocês conferirem durante a leitura.



O livro é dividido em duas partes intituladas "Antes" e "Depois"... mas antes e depois de quê? Esse é um ponto que me deixou bastante curioso, e creio que deixará qualquer um que não tenha lido spoilers por aí também.

É inevitável dizer que John Green tem uma escrita fluida e que prende bastante o leitor em sua narrativa, daquelas bem agradáveis. E nesse livro não poderia ser diferente dos outros dois que já li do autor (A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel). Há passagens bem humoradas, cheias de ironias e que nos deixam gargalhando de verdade ao ler as situações em que os personagens se metem no decorrer da trama. Porém, na mesma medida que o autor soube ser engraçado, também soube ser sério ao tratar de expôr o íntimo de seus personagens. Fazendo isso, o tio Green não só nos deixa de coração na mão, como também com outra visão acerca dos mesmos.

Apesar disso, eu senti que em alguns momentos o autor, principalmente no "Depois", teve uma perda de ritmo  - não no sentido ruim - , porque o livro exige uma atenção maior do leitor nesse momento já que aquilo nos afeta e acabamos queremos encontrar uma explicação plausível.

"Quem é Você, Alasca?" não é um livro que eu recomendo para crianças, pois achei umas passagens pervertidas e outras com consumo de drogas, o que vejo como mal exemplo para leitores iniciantes. Tirando isso, o livro está mais do que recomendado para todos que gostam de uma história de ritmo bom.



Adaptação cinematográfica

Sim, o primeiro livro publicado pelo autor (em 2005) irá ganhar uma adaptação com roteiro e direção de Sarah Polley. Ainda não há uma data de estreia, nem elenco ou mais informações específicas sobre a produção do filme. Provavelmente será após a exibição de Cidades de Papel, filme também adaptado do livro homônimo(Ed. Intrínseca - 2013).

Vale salientar que a Paramount Pictures comprou os direitos da adaptação em 2005, e o roteiro até chegou a ser escrito por Josh Schwartz na época, no entanto, não passou disso. Hoje, com o sucesso estrondoso do livro/filme A Culpa é Das Estrelas (Ed. Intrínseca - 2012), os estúdios voltaram atrás e decidiram retomar a produção.

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Oiii,

    Faz tempo que ganhei o livro (com outra capa) e ainda não li, quero conhecer a escrita do Green que ainda não conheço. Mas não tenho muita pressa. Gostei da resenha e quando eu ler te conto o que achei!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou dar outra chance ao John e ler Quem é você, Alasca? ainda esse ano.
    Parece fugir bem de A Culpa e da Estrelas, então é possível que seja bom hahaha
    Abraços ;)
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro!

    Como você sabe quero muito ler esse livro, me apaixonei pela capa nova hahaha.
    Eu adoro a escrita do Green, é simples e divertida! Não sei se esse livro vai ser diferente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro, tudo bom?

    Li esse livro na época da Copa e confesso que não gostei muito da história. A Alasca não me cativou nenhum pouco e eu não via a hora da história acabar. Me decepcionei bastante, esperava mais dele. Adorei as capas novas. Parabéns pela resenha.


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Acho essa capa tão linda, já que existem muitas e muitas capas, ainda não li esse livro, do autor só li ACEDE, tenho uma amiga e ela está lendo o livro, só que a versão que ela está lendo, não travessões nas falas, são tudo entre aspas, então mesmo com a capa linda, eu decidi optar por essa edição, quando for comprar.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu li esse livro no início do ano, minha edição é de outra editora, e apesar de ser o livro de estréia do autor é um dos melhores. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Tudo que o John escreve vira filme! Adorei essa nova capa da intrínseca, mais madura e interessante. Eu ainda quero conhecer essa história.
    Beijos!
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pedro.... eu sempre tive receio de ler os livros desse autor por causa da "idolatria" causada por muitos leitores e ele ser muito aclamado, querida saber o porque desse alvoroço todo. Dos livros dele o único que me chamou atenção é Cidade de Papel que tenho aqui e ainda não li.... mas pretendo ler em breve. Mas li A Culpa é das Estrelas e até hoje me sinto frustrada porque fui com muita sede ao pote e não era essa água doce e com gostinho de barro que pensei, porém devo ressaltar que amei o filme e o aclamei melhor que o livro... Sobre Quem é você Alasca esse realmente não me chama atenção pela leitura... apesar de sua resenha ter sido ótima... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que era dividido em antes e depois e, realmente, isso já me deixou curiosa... rs... corro de spoilers o máximo que consigo, então não tenho a menor ideia do que se trata... hehe... Só li A Culpa é das Estrelas do autor, e tenho esse, fiquei feliz de saber que o autor conseguiu ter passagens bem humoradas e também expor o íntimo de seus personagens, foi um característica que se apresentou em ACEDE também. Ainda bem que não tem muita coisa sobre o filme ainda, porque quero ler antes e não sei quando vou conseguir encaixá-lo na fila.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Pedro, tudo bem? Adorei a sua resenha, já comecei a ler o livro em e-book, mas a qualidade estava meio ruim e acabei desistindo. Gostei bastante da Intrínseca ter mantido a capa original, de todas, essa é a minha preferida.

    Adorei a sua resenha, acho bem interessante essa coleção de últimas palavras. Fiquei curiosa com o que vai acontecer nessa busca pela saída do labirinto. E, como eu não li nenhum spoiler desse livro, não faço a miníma ideia do porque do livro ser dividido em "antes" e "depois" e confesso que fiquei curiosa... acho que vou ter que ler para descobrir.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Olá

    O único livro do John Green (solo) foi ACEDE e também li Will&Will. Curti as duas experiências e tenho O Teorema Katherine aqui também, mas ainda não li e acredito que vá demorar bastante pra eu ler. Tenho bastante interesse por esse título e, principalmente, adorei essa nova capa da Intrínseca. Espero poder comprar o livro com essa capa em breve. Gostei dos pontos que destacou da obra e ainda estou confiante em curtir a leitura.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Pedro.
    Eu li um único livro do autor e gostei da narrativa.
    No entanto, Quem é Você Alasca? não despertou meu interesse desde o princípio.
    E mesmo agora, ao terminar de ler sua resenha, e ter uma ideia mais ampla da história, não consegui me interessar, apesar de ficar curiosa quanto ao "antes e depois de quê?"

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei da tua resenha. Já li esse livro. É surpreendente, o desenrolar da história não passa pela cabeça do leitor. Quando o "depois" acontece, fiquei com vontade de largar o livro kkkkkkk, mas continuei a leitura, vai que era apenas um trote do João Verde.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Pedro, tudo bem?
    O que mais gostei foi dessa citação do livro do Gabriel Garcia, confesso que fiquei super interessada em descobrir o significado do labirinto. Nossa, adoro ser desafiada nos livros, adoro quando me fazem pensar. Tomara que o autor não decepcione e explique o significado.
    Só acho que ele realmente pecou em fazer seus personagens como usuários de drogas. Se fizesse isso com o intuito de educar, dizer que é errado e mostrar as consequências tudo bem.
    Mas não parece que foi dessa forma, o que me desagradou muito.
    Mas a dica está anotada!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Pedro
    Eu adoro o John Green. Já li ACEDE e OTK e preciso muito ler os outros livros dele. Confesso que detestei essa capada Intrinseca >< Porém o importante é o conteúdo e este me deixa terrivelmente interessado. Morro de vontade de conhecer o Bujão, sua vida, suas citações prediletas e embarcar nesse enredo. Preciso comprá-lo logo, mas falta dinheiro. rs
    Espero que goste da leitura também!
    Só fico cabreiro sobre essas menções ao consumo de droga. Não gosto de ler sobre isso! kk

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Quem é você, Alasca? está na lista de desejados a muito, muito tempo, só que sempre coloco outros livros como prioridade e até hoje não o comprei, mas espero comprá-lo em breve.
    Confesso que estou bem intrigada com esse "antes e depois", quero saber as citações favoritas do Botijão... E sobre o livro falar do consumo de droga, me deixou mais curiosa ainda.

    Enfim, adorei sua resenha e espero em breve poder ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. E aí Pedro tudo bem ?
    Bom do John Green o único livro que li foi A Culpa é das Estrelas e confesso achei bem interessante, gostaria de dar mais chances aos livros dele, mas ando sem muito tempo pra ler e estou sendo bem seletivo. Quem é você Alaska? é um dos livros dele que eu quero ler e o mais rápido possível, uma amiga leu e disse que é muito bom, porém já recebi uns spoilers e isso me desanimou um pouco :(
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Pedro,
    já vou dizendo que eu gostei muito da Alasca, ela parece muito comigo. hahahahaha
    A leitura deste livro deve ser do tipo que te prende, pois queremos saber o por que de toda a busca. também achei interessante sobre a leitura tratar de assuntos um tanto pesado, como as drogas, mas para suavizar ele também trás um pouco de humor.
    Eu me interessei peal leitura dele, mas como ando cheia de leituras atrasadas, não sei quando vou poder ler.
    Gostei muito de você ressaltar sobre a dica de leitura para leitores novatos.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Ameeeeiii! Todo mundo indica muito esse livro e eu sou doida pra ler. Depois de sua resenha vou comprar com certeza!
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Depois de tanto ouvir os comentários sobre ele, acabei de decidir compra-lo! Amei muito tudo, você escreve muito bem mesmo e eu já vinha procurando há um tempo uma boa resenha dele.
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!