TOP 5: Minhas Coleções

Olá, pessoal!

Hoje, no TOP 5, trago para vocês um pouco da minha vida particular (e cheia de manias!). Apresento-lhes cinco coisas que coleciono, algumas há mais tempo que outras, é claro. Vale ressaltar que o ato de colecionar, que hoje já se é conhecido também como forma de arte é, em sua forma natural, saudável. Não seria possível ter tantos dados históricos e conhecer tudo o que conhecemos hoje sobre as antigas civilizações se o ser humano não demonstrasse, desde muito tempo atrás, a necessidade de acumular um pouco da história, tanto sua quanto de seus antepassados. Sendo assim, espero que gostem das minhas coleções.

5. Moedas


Há duas gerações entrou na minha família o hábito de colecionar moedas. Meu bisavô, pioneiro da minha linhagem, decidiu que iria começar a coleção, que posteriormente foi herdada pelo meu avô. No final do ano passado, assim que me mudei para meu novo lar, meu avô me presenteou com sua coleção, que foi progressivamente sendo aumentada com algumas outras moedas que acabei recebendo de minhas tias. Hoje, meu "tesouro" consiste em 287 moedas de valores e épocas diferentes, além de serem de locais distintos do globo.


4. Marcadores de página 



Todo leitor sabe que, juntamente com o hábito de colecionar livros, há também a necessidade de juntar marcadores de página. Sou daqueles que procura a todo custo ter, além do livro, o marcador da obra em questão. Já possuo o de alguns livros, como por exemplo "Selvagens", "Extraordinário", "Os Três" e "Deixe a Neve Cair",  mas ainda pretendo ter um número maior de compatibilidade marcador/obra. Espero conseguir!


3. Bottons


Decidi fazer essa coleção há pouco tempo, há cerca de um mês. Sempre tive vontade de adquirir bottons, mas nunca conseguia achar algum interessante na cidade onde moro. Porém, os eventos literários vieram para revolucionar! Após ganhar dois em um deles, não consegui mais parar. Sempre que acho algum que de fato me interesse, acabo comprando-o. Também amo quando ganho algum, é claro! haha.


2. Mimos literários


Juntamente com o vício compulsório por marcadores e bottons, desenvolvi apreço por tudo que seja minimamente ligado ao mundo literário (e parece que as editoras sabem disso!). Minha pequena coleção já possui bloquinhos, ecobags, sabonetes, jackets, dentre outros itens. Possuo uma gaveta inteira reservada apenas para guardar meus marcadores e mimos *-*


1. Livros


E eis aqui a coleção que mais me empenho em aumentar: a de livros. Comecei a ler em novembro de 2013, há cerca de dez meses. Até eu me espanto em saber que consegui juntar mais de 90 livros nesse tempo! Isso corresponde a mais de nove livros ao mês... onde arranjei dinheiro para tudo isso? hahaha. Enfim, como muitos leitores tenho o sonho de criar uma biblioteca particular quando possuir a minha casa própria. Reservar um quarto apenas para as prateleiras, alguns pufes, uma escrivaninha e nada mais! Espero que esse dia chegue logo.

Bom, pessoal, esse foi mais um TOP 5. Espero que tenham gostado!

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Oi Sérgio, tudo bem???

    Bem legal sua coleção de moedas... colecionar é algo maravilhoso e grandioso.... eu coleciono marcadores também, mas nem sempre dá para colecionar do livro que tenho, mas boa parte dos nacionais que coleciono eu tenho marcadores... tb faço coleção de livros... e tenho pouco espaço para eles, mas tento fazer o máximo para garantir que eles fiquem em um bom espaço... eu leio desde que me entendo por gente... mas só consegui começar a minha coleção em 2007, mas nunca tive tanto dinheiro para comprar livros... ai assim que dava eu comprava... hoje tenho mais ou menos 190 livros... eles são os meu xodós.... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio, como vai?
    Amei conhecer algumas das suas maiores coleções. Também sou uma fanática por coleções e coisas que eu gosto sempre ando colecionando. Fiquei apaixonada pela sua coleção de moedas, sempre tive este intuito, mas é raro encontrar moedas antigas na minha cidade kkk. Também coleciono marcadores, mas faz a pouco tempo kkk. Adorei sua coleção de livros e tem bastante para quem começou a pouco tempo, e livros muito bons alias.
    Comecei ler a 9 anos, mas não tinha livros e comecei no final de 2012 á comprar livros, tenho mais ou menos 120 ou 130 talvez ^^. Mas espero que eu aumente e a sua também seja maior.
    Adorei o post e espero ver mais ''top 5'' no blog.
    Sucesso e um grande abraço.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da coleção de moedas, a minha tem 2 só :/
    Comecei a colecionar livros e marcadores esse ano, até ano passado eu geralmente lia livros que eu pegava de bibliotecas. E os mimos eu só sei que vai aumentar se eu for em outra bienal :D

    beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sérgio, gostei muito das suas coleções, a de livros é um vício mesmo ahahaha consequentemente, após criar o blog, passei a ter coleção também de marcadores e brindes literários.
    A sua coleção de moedas é superinteressante, principalmente por estar passando de geração em geração, isso é muito bonito e dá um valor ainda mais especial, não é?
    Coleciono HQs do X-Men há 20 anos. De vez em quando coleciono coisa de menina, no meu caso, esmaltes.
    E viva o ato de colecionar \o/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sérgio, tudo bem? Gostei bastante do post, também adoro colecionar coisas. Coleção de moedas *-* que legal! Aqui tinha algumas antigas também, mas nem sei onde foram parar. Marcadores e livros *-* você tem vários livros em comum comigo.

    Enfim, eu gosto bastante de colecionar, além do óbvio (livros e marcadores), canecas e chaveiros... adoro, mas ainda são pequenas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Coleciono as MESMAS coisas que você, rsrs! Porém acho muito difícil as moedas permanecerem na minha coleção, rsrs. Sempre abro o "cofre"! Hahaha.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sergio! Tudo bem?
    Agora estou me sentindo muito mal pq eu não coleciono nada rs To tentando lembrar de alguma coisa significativa que eu colecione, mas... nada. Nem livros, estou sempre ou trocando ou colocando para sorteio no blog. Mas eu gostaria muito de colecionar moedas, pena que eu gasto antes rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Primeiramente eu adorei as fotos. Acho que coleciono a maioria das coisas que você também coleciona. Eu tenho um certo vício por bottons e marcadores. Não tenho muitas moedas por falta de oportunidade, mas curti muito as suas. Tenho uma amiga que tem várias dessas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Acho que todo blogueiro tem uma coleção de mimos literários né?!
    Eu guardo os meus em uma gaveta, mas to achando que vou precisar de uma caixinha pra eles haha
    Sobre os livros e marcadores eu nem vou comentar, mas sua coleção de moedas?!
    Achei fantástico *--------*
    Isso de passar de pai para filho ao longo das gerações.. Tem coisa mais linda gente?! Adorei mesmo =) Espero que seus filhos um dia diquei orgulhosos de seguir com essa tradição.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Que máximo essa sua coleção de moedas que vai passando como herança de família!! *-*

    Das suas coleções, é a única que não temos em comum... e a mais que as suas, eu coleciono canecas. Sou viciada em livros, mimos literários, marcadores e bottons faz tempo. E me recuso a comprar bottons, só vale se eu ganhar! rs... Sou colecionadora e ainda tenho regras malucas!! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Adoro coleções. Acho fantástico ficar admirando. hahahaha
    Minha avó coleciona moedas e notas antigas também. Acho muito lindo <3
    Além disso, eu também coleciono marcadores, bottons, livros e todos os mimos literários que se possa imaginar! hahaha Todo blogueiro faz isso, eu acho!

    Já tive uma fase em que colecionei selos! hahaha Hoje não mais!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sérgio.
    Eu tenho um sério problema: mania de jogar as coisas fora, de me desfazer daquilo que não vejo utilidade no momento, então esse negócio de coleção é uma coisa que não funciona muito comigo.
    Eu tenho meus livros, lindos que adoro, mas tem dias que junto uma pilha e deixo na biblioteca.
    Tenho marcadores, como também estou sempre distribuindo, então não acumula muitos.
    Eu acho muito bacana a ideia das moedas, uma coleção de gerações, não deixe de dar continuidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Segio,

    Amei as suas coleções, principalmete a de livros né, achei muito legal sua familia/você colecionar moedas é tão diferente, não conheço ninguém que colecione também, bom eu tenho uma mania estranha não consigo ler um livro e usar ummarcador que já foi usado em outra leitura, eu sinto que o livro talvez não vá ser tão bom, todos acham isso bem estranho, tô colecionando alguns mimos literários, msa preciso de um lugar pra colocar tudo! Amei o Top 5 !!!

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Adorei a coleção hihi, tenho a minha de livros e marcadores de página, simplesmente adorei a sua de moedas principalmente o fato de passarem por gerações.Te desejo sorte nas suas coleções viu?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu adorei as suas coleções.
    Eu também coleciono marcadores e botons e é claro livros. Tenho mais de duzentos livros. E comecei a ler em 2012 nesses dois anos adquiri todos esses livros, comprando ou ganhando.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oieeee, eu também coleciono vários marcadores hahaha, adoro colecionar bootons tbem, acho muito legal. Mimos eu também tenho vários, principalmente estes livretinhos que vem dentro dos livros, tenho duas caixas cheias deles kkkkk. Amei as moedas, achei diferente e bem legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que legal, adorei conhecer um pouco de suas coleções,
    eu também adoro colecionar algumas coisas como post it, adesivos,
    e de suas coleções temos dois em comuns que é de marcadores e livros,
    acho que boa parte de leitores está nessa vibe hahaha. Adorei

    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!