Resenha #28 - Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres [PREMIADA]

Ficha Técnica

Beleza EstranhaEdição: 1
Autor: Tércio Ribas Torres
Editora: Faces
ISBN: 9788563609588
Ano: 2013
Páginas: 112
Adicione no Skoob
Sinopse: Beleza estranha é a história de Roberto. Uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.

Avaliação:
         

Adquira seu exemplar de Beleza Estranha no site da Editora Faces


Resenha


Desde que se entende por gente, Roberto sempre viu o pai como uma figura extremamente severa e dura na criação de seus filhos. E não é por outra: o pai de fato deu esse tratamento as crianças, sendo do tipo que prefere bater em todos a mostrar-se vulnerável. Ou seja, por toda a infância, antes mesmo de mudarem da capital para um cidade do interior por motivos políticos, Roberto, seus irmãos e sua mãe viveram uma vida boa, porém, com momentos em que a rigidez do pai apodrecia toda a família.

Roberto, encostado ao mais novo, nunca entendeu porque o pai agia assim, muito menos o porque de sua mãe aturar todos aqueles desaforos, inclusive apanhar calada, já que ela possuía uma renda própria, que fazia dela independente, na teoria.
Certo dia, ao voltar do colégio, Roberto se depara com mais uma briga de seu pai e sua mãe, e assim, descobre algo que ele jamais imaginaria acerca de suas origens e a de sua mãe, mas que por nada abala a união e amor que há entre mãe e filho.


O livro é narrado em terceira pessoa, e assim, em onze capítulos vamos conhecendo a trajetória do personagem Roberto, rapaz humilde e muito atencioso; dos irmãos, o mais diferente e que exerce um papel fundamental em sua família. Durante a narração, não recebemos nomes de lugares e nem de pessoas, apenas Roberto é nomeado na trama.

Tércio Ribas Torres escreveu um livro que relata fielmente alguns retratos do cotidiano brasileiro, às vezes de forma engraçada, em outras, extremamente triste, mas sem tirar dessas passagens algo que nos pegue pelo pé e que nos faça pensar acerca daquilo que pra gente é tão costumeiro em nosso dia-a-dia. Também toca em assuntos como a valorização do agora, mostrando o quão solitária pode ser a vida daqueles que possuem um orgulho maior do que qualquer coisa no mundo.


Enfim, terminei agora à pouco a leitura do livro, e o que posso dizer é que o autor conseguiu passar a história que se prontificou a transmitir de forma coesa em uma linguagem simples. O livro possui capítulos curtos e um desenrolar muito rápido. Recomendo para todos os leitores as 112 páginas amareladas que compõem o livro e que passam agradavelmente.


Sorteio

Em parceria com o autor da obra, sortearemos para vocês, leitores, um exemplar do livro Beleza Estranha. Para participar é simples: basta preencher o formulário abaixo e torcer para ser o ganhador! Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway


Regras Gerais:

1. Ter endereço de entrega no Brasil.
2. Participar da promoção durante o período de inscrição, que é de 29/08/14 até 20/09/14.
3. Cumprir todos os requisitos OBRIGATÓRIOS que garantem a participação.
4. Responder ao e-mail de contato no período de 48 horas após o sorteio. Caso não haja resposta, o exemplar será sorteado novamente.

Sobre o envio:

1. Não nos responsabilizamos por eventuais extravios, roubos ou perdas da transportadora.
2. Teremos um prazo de até 30 dias para ENVIAR o prêmio ao ganhador.
3. Caso o ganhador forneça dados errados e o livro retorne ao remetente, não o reenviaremos.
4. Caso o destinatário encontre-se ausente e a correspondência retorne, o nosso blog não será obrigado a fazer o reenvio do prêmio. Vale salientar que os Correios realizam três tentativas de entrega.

ATENÇÃO: perfis fakes ou utilizados apenas para participar de promoções serão desqualificados.

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Caramba, parece ser muito interessante, mesmo que a história, aparentemente, seja focada numa rotina comum. Quero ler *----*

    ResponderExcluir
  2. E aí Pedro, tudo certo?
    Então, eu nem conhecia esse livro, o meu problema é que eu passei muito tempo focado em suspenses policiais, e só agora abri minha visão e estou variando mais. Vou ler esse livo quando sobrar um espaço na minha fila, haha, mas certamente parece ser muito bom, pelo menos a resenha indica que sim!
    Adorei o blog e por sinal já estou seguindo!
    Abraços e que a força esteja com vocês!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro! O assunto é delicado e admiro pessoas (inclusive autores) que alertam sobre o impacto da violência doméstica na vida de quem sofre. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Adoro livros com temas de relacionamentos familiares. Acho fascinante quado uma pessoa consegue nos transportar para sua história.
    Que livro fininho não é?!
    Quero ler!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito interessante, relacionamentos familiares... É algo que realmente me interessa, até mesmo por causa do meu curso hahahahaha
    Quero muito ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro,

    Adorei sua resenha que comunica de uma forma objetiva, através dela deu vontade ler o livro que aborda tramas do cotidiano como você bem colocou. Como trabalho com comportamento e às vezes com adolescentes, esta obra realmente me interessou. Outra coisa, é que gostei imensamente da capa, a porta é meio que um convite a entrar e outra mensagem que fica para mim é que ele foi, mas a porta do seu coração, da sua alma está aberta. Roberto deve ser uma pessoa bastante generosa.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pedro.
    Esse não é um tipo de história que costumo ler, porém sua resenha me deixou intrigada para saber o que se passa na família de Roberto. Essas tramas do cotidiano são legais, embora eu ainda prefira fantasias e coisas que não existem hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando vi o livro a primeira vez, achei que não tinha muito a ver comigo.. como me enganei!
    a história me parece ótima e esses problemas familiares me são muito interessantes.
    Curti demais a resenha Pedro, você conseguiu despertar a curiosidade de mais uma leitora rs

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Queeeeeeeero ler!
    Culpa sua com esta resenha ótima!

    Preciso leeeeeeeer!

    Webe Santos // web1994@live.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esse livro e geralmente julgo pela capa, então passaria reto desse livro :/ Mas lendo a sinopse eu já fiquei interessada no livro, ele traz uma história bem bacana e é fininho, o que atrai bastante *0 Ai com a sua resenha só fiquei mais interessada ainda o/ Enfim, irei tentar participar do sorteio, que sabe eu não dê sorte, né? *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pedro! Quando o autor propôs a parceria com o meu blog, li a sinopse e achei que a história parecia meio densa pra mim no meu momento atual, então optei por encaminhá-lo a uma colunista. Agora na sua resenha vi que há passagens engraçadas e que o livro leva à reflexão, talvez desse pra eu ler sim. Mas agora já era, qualquer coisa eu peço a ela pra me mandar depois que resenhar. Rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha Pedro,li a sinpse e achei interessante pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  13. Acho que isso de as personagens, exceto o Roberto, não serem chamadas pelo nome, vai me causar certo estranhamento, mas adoro livros que tratam de temas importantes e que colocam a gente para refletir, como esse. Então quero ler, e vou tentar a sorte no sorteio.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá Pedro!
    Eu adorei a sua resenha. Não vou mentir dizendo que amei a história pois não o gênero que me agrada, mas a história parece ser bem emocionante e com temas que faz a gente refletir.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Participando! stelasegatelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha... amei o livro...
    assim vc vai me deixar pobre, mais um livro na minha lista...

    ResponderExcluir
  17. A história é bem interessante, já tô querendo ler lol

    ResponderExcluir
  18. Participando !
    gabisinha39@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. já tem um tempinho que tô a fim de ler esse livro, essa capa, essa história, seilah, me deixaram com uma sensação de que eu devo ler...
    deve ser uma leitura maravilhosa...
    participando da promoção. ^^
    psychokillerstrange@gmail.com
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a resenha, deu curiosidade de ler.
    Beijos e adorei o blog!

    http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie,

    A capa é bem legalzinha, achei bem estranha na verdade, a historia pareceu como disseste na resenha uma historia que se passa no dia a dia das pessoas, parece com a vida da gente, então gostei muito da resenha! Parabéns.

    Mayla

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!