Dica Literária #13: Cidade de Ladrões - David Benioff


O livro que indico hoje, apesar de tratar de um assunto triste, tem como protagonistas dois jovens que acabam tornando a obra um tanto quanto cômica e que sem perder a esperança, tentam transformar esse período mais fácil de ser vivido. Livro delicado, e por vezes nem tanto assim.
Pra quem gosta de livros sobre guerra, ou livros que emocionam, eu recomendo Cidade de Ladões.


Cidade de Ladrões
Título original: City of Thieves
Edição: 1
Editora: Alfaguara
ISBN: 9788560281688
Ano: 2008
Páginas: 296


Sinopse:

Em Cidade de Ladrões, um jovem escritor, convidado para escrever um ensaio autobiográfico, decide trocar o relato de sua própria vida, "intensamente maçante", pela história do avô, que combateu os alemães durante o cerco a Leningrado, na Segunda Guerra Mundial.
Relutante, o avô aceita contar, pela primeira vez, o que ocorreu naqueles dias: uma odisséia de dois jovens determinados a sobreviver a todo custo, em meio ao frio, à fome, à loucura dos oficiais russos e ao perigo iminente do Exército alemão.
O mote do romance de David Benioff, conhecido roteirista de cinema, é inspirado na história real de seus avós, cujo sobrenome russo ele decidiu adotar profissionalmente. Freedman é o nome de batismo de David Benioff, autor de roteiros como O Caçador de Pipas, Tróia e X-Men - Wolverine.
Lev Beniov, protagonista deste romance que tem como pano de fundo eventos marcantes da História contemporânea, é um jovem tímido e solitário. Preso pelos russos por não respeitar o toque de recolher, acaba dividindo a cela com Kolya, um rapaz carismático, acusado de abandonar a frente de batalha. Para que não sejam executados, os dois recebem de um coronel uma missão aparentemente impossível: encontrar, na cidade gelada e sem alimentos, uma dúzia de ovos para que a filha do oficial tenha um bolo de casamento decente.
Esse é o início de uma jornada às mais perigosas zonas de guerra - povoadas por canibais, prostitutas, crianças esfomeadas e implacáveis nazistas -, mas que os leva a conhecer o valor da verdadeira amizade e, no caso de Lev, à descoberta do primeiro amor.


                                                    Sobre o autor



Foto -David Benioff


O David é um dos criadores da série super boa The Game of hrones, se não assistiu ainda envergonhe-se, e vá assistir. É romancista e roteirista, tendo sido ele próprio a fazer a adaptação cinematográfica do seu primeiro romance, The 25th Hour (A Última Noite), um filme realizado por Spike Lee, com Edward Norton no principal papel. São igualmente da sua autoria os roteiros dos filmes X-Men Origens, Wolverine, Tróia, entre outros. Alguns dos contos da sua coletânea When the Nines Roll Over, aclamada pela crítica, aparecem em Best New American Voices e The Best Nonrequired American Reading. Vive atualmente em Los Angeles com a mulher e a filha.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Me parece um livro excelente, ainda mais considerando todo os trabalhos anteriores do autor, e ainda me lembrou "A Menina que Roubava Livros" <3
    Se um dia eu passar por ele numa livraria, ele volta comigo para casa! rs Beijos!

    bibliophiliarium.com
    @bibliblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense duas vezes, vale o dinheiro gasto.

      Excluir
  2. Parece ser um livro incrível. Gostei muito da capa, e mesmo não conhecendo o autor... ele tem uma bela "bagagem". Rs
    Ótima dica!! ;)

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler, eu nem sabia que ele tinha feito isso tudo, já que não tinha no livro tanto sobre ele. Pois, a capa é muito legal e o título também.

      Excluir
  3. Parece ser um livro ótimo. Eu, particularmente, adoro livros que retratem o período histórico das guerras, principalmente a segunda. Adorei a dica e com certeza vou procurar saber mais sobre o autor e acrescentar o livro a minha lista de desejados.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito gostoso de ser ler. Tem momentos fortes e que deixam marcas na gente. Leia quando possível.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!