Essa menina, de Tina Correia

Publicado originalmente em 2016, "Essa Menina – de Paris a Paripiranga", da autora sergipana, radicada no Rio de Janeiro, Tina Correia é seu romance de estreia e traz em seu enredo o período de repreensão, combate a ditadura e militância comunista no brasil da década de 1930. O romance foi vencedor do Prêmio Permínio Anosfora, da União Brasileira de Escritores, no ano de lançamento. 



"Agora, já não sei mais o que é verdade: o que ouvi, o que vivi, o que inventei ou o que copiei. Porque a memória é traiçoeira e tudo isso não passa de invencionice de criança."

Com a justificativa de que a memória começa a lhe passar a perna, Esperança, por muitos conhecida como Essa menina, chegando aos 80 anos resolve escrever suas memórias e deixar registrado o que lhe aconteceu durante um longo período que parte do final de 1930 até 1960 com seus grandes eventos políticos que marcaram o Brasil da era Getúlio Vargas e que a levaram a buscar refugio, na juventude, em Paris, na França. 

A autora Tina Correia traz um período de repreensão, censura e tortura, mas também da luta daqueles que não se entregaram diante da violência. Ainda criança, sem muito compreender, Essa Menina registrava em sua casa familiares não se calar diante de autoridades, o desaparecimento de conhecidos,  familiares presos, principalmente o pai, membro do partido comunista, e outras atrocidades que faziam parte de seu desenvolvimento em contrapartida com as brincadeiras no quintal com as crianças vizinhas, as travessuras, a rigidez na sala de aula ou com a tia religiosa, a curiosidade ávida e toda a inocência de uma infância em meio a violência sem imaginar que também não passaria ilesa da prisão e tortura, um momento que ficará marcado para sempre em sua existência com um vazio nunca preenchido e que a memória insiste em não lembrar. 

"(...) papai e alguns amigos estavam presos e comentava-se que estavam todos sendo torturados. Eu só não entendia os motivos. Durante várias noites, para desespero de vovô e de titia, a coruja rasga-mortalha entoou seu canto agourento, anunciando que a morte rondava a casa. As notícias correram na perna de vento e de madrugada nossa família foi avisada de que a situação era grave."

"Essa Menina" é um livro rico em costumes, tradições, são cantigas de roda, datas comemorativas, artistas e hábitos que nos transmite o período com a profundidade de quem pode ter vivenciado esse contexto. É perceptível um toque suave de realismo mágico na medida certa e com capítulos redondos narrando os causos como contos, sem deixar, claro, de ser um romance.

Ao fim da leitura, ficamos com um desejo de que a qualquer momento poderia sair uma sequência a fim de acompanharmos a vida da menina após esse período terrível. 

Por fim, recomendo a leitura para quem gostou de A amiga genial, da Elena Ferrante, ou para todos que queiram uma boa literatura brasileira contemporânea que ainda não conhecem..


~º~º~º~º~º~º~º~



Ficha técnica: 

Título: Essa Menina | Autor: Tina Correia | Editora: Alfaguara | Edição: 1 | Ano: 2016 | Gênero: Romance brasileiro | Páginas: 272 | ISBN: 9788556520036
Resenha de número: 451


Postar um comentário

0 Comentários