Os Getka, de Leticia Wierzchowski

Leticia Wierzchowski ganhou muita notoriedade quando seu livro 'A casa das sete mulheres' foi adaptado para minissérie da TV Globo. O romance histórico que tem como pano de fundo a revolução farroupilha se passa no sul do Brasil, região também de onde provém a autora. De lá pra cá, Letícia já acumula uma vasta produção literária, publicando obras, quase que anualmente..

Os Gekta, publicado em 2010, também tem forte ligação com o sul, já que parte de suas personagens estão situados em Porto Alegre e passam os veraneios no litoral gaúcho. Aliás, é no litoral que o narrador chamado Andrzej, um escritor na casa dos seus quarenta anos, relembra as vivências da infância e do início da adolescência, quando ansiava por rever Lylia, filha mais nova de Jósef e Danya Getka, casal de amigos de seus pais (Halina e Jan) com quem compartilhavam a casa de férias. Assim, embarcamos na história de um garoto descobrindo o seu primeiro amor.

Andrzej é um menino de imaginação fértil, o que ajudaria na carreira de escrito, porém, no infância os conflitos da Segunda Guerra Mundial, a perseguição e todo mal nazista que recaiu sobre seus genitores e amigos é de pouco conhecimento seu. Assim como o amor, ele também está descobrindo sobre o holocausto, os trens de Umschlagplatz (lugar onde os judeus eram embarcados nos trens para os campos de extermínio) e os fantasmas desse período que assombram diariamente seus refugiados.

Ao estudar sobre os nazistas que fugiram e se esconderam na América do Sul, Andrzej confessa a Lylia a desconfiança de que seu vizinho seja um desses seres repugnantes e juntos planejam uma empreitada para dar uma lição ao suposto algoz. Mas o que crianças, que pouco conhecem sobre um assunto, podem fazer ao levantar julgamentos desse nível? As consequências da ação podem deixar marcas que pouco mudará com um pedido de perdão.

Em um narrativa dividida em capítulos curtos, Wierzchoswki conquista pela sua escrita mágica, uma linguagem rica navegando no passado de personagens marcados em uma fase de inocência e descobertas que levaram para a vida adulta. São pessoas marcadas pelos inúmeros "e se's", aquelas palavras não ditas que poderiam fazer toda a diferença na trajetória de qualquer pessoa. Um amor convincente, com oportunidade únicas mas deixadas passar e que jamais poderão ser resgatadas novamente.

Na verdade, muitas experiências semelhantes nos esperavam ao longo da vida. Estávamos os dois fadados a sermos órfãos de mãe, por exemplo... Estávamos fadados a várias coisas, e talvez o nosso destino fosse um único caminho, que negamos, e negamos e negamos, trilhando a vida por veredas proibidas, complicando as coisas cada vez mais para nós mesmos. Mas como saber?139

'Os Getkas' vaia além, ao trazer personagens feridos pelo holocausto e que também carregam dores maiores advindas de um período monstruoso em pesadelos atormentam mesmo estando acordado e muito distante daquele lugar.

— O mesmo sonho, todas as noites, Halina... A Umschlagplatz... Há 25 anos que eu ouço o barulho daquele trem nos meus ouvidos. Nunca mais vi minha irmã. (61)

Trata-se de uma leitura, em muitas partes, triste e melancólica, mas que consegue envolver bem e trazer trechos não só liricamente bonitos, mas reflexivos que moldam esses personagens de sentimentos humanos.

~º~º~º~º~º~º~º~

Ficha técnica: 

Título: Os Getka  | Autor: Leticia Wierzchowski | Editora: Record | Edição: 1 | Ano: 2010 | Gênero: Romance brasileiro | Páginas: 176 | ISBN: 9788501090140
Resenha de número: 448

Postar um comentário

0 Comentários