Entregas expressas da Kiki, de Eiko Kadono com ilustrações de Daniel Kondo

Há momentos em que queremos uma leitura leve e aconchegante para fugir da realidade e aquecer o coração. 'As entregas expressas da Kiki' é um livro que tem essa capacidade.

— Por favor, não precisa gritar. Entrego de todos os cantos. Daqui para lá, de lá para cá — respondeu Kiki, em tom impessoal. (p.189)

Escrito originalmente em 1985 pela autora japonesa Eiko Kanodo, este livro traz como protagonista a personagem Kiki, uma jovem prestes a enfrentar as consequências de se completar 13 anos de idade em sua comunidade. Isso porque ela é filha de bruxa e bem como os judeus passam pelo Bar e Bat Mitzvah ao completarem certa idade, a família de Kiki também tem seu ritual de passagem de uma fase da vida para outra. É a partir dos dez anos que ela decide se quer ou não seguir na bruxaria e, assim como aconteceu com sua genitora, a Sr.ª Kokiri, as bruxas saem pelo mundo a fim de encontrar um lugar para viver sozinha e explorar os seus dons, mas antes recebe todo o treinamento materno.

É numa noite de lua cheia, junto ao seu falante e sarcástico gato preto Jiji e a vassoura que herdou de sua mãe que Kiki sai pelos céus ao encontro do desconhecido e encontrará diversas aventuras com a ajuda de novos amigos e uma cidade que estava precisando da presença de uma bruxinha ainda inexperiente tentando encontrar utilidade para seus dons.


Com uma linguagem fluida e bem divertida, este certamente é um livro que agradará todas as gerações. Ao longo do livro vamos acompanhando a evolução de Kiki em meio a um mundo de novidades, tendo uma estrutura narrativa voltada as entregas que ela vai realizando ao longo do livro, pois é nessa atividade que ela começa a se enxergar como útil a comunidade que resolveu acolher como lar. Aliás, antes da chegada da Kiki ao lugar, ela via tudo como mecânico, como se as pessoas apressadas nem ligassem umas com as outras, o que vai sendo quebrado com o continuar da leitura.

A disposição que a jovem bruxa tem para se prontificar a ajudar mostra sua preocupação em fazer tudo certo, agradar a todos. Em algumas passagens mostra-se de boa índole com sua sinceridade, porém também revela ser humana ao declinar para o sentimento de inveja que lhe trará uma lição para a vida e uma amiga. Ela descobrirá também que nem tudo que lhe pedem é digno de ser feito só porque ela pode fazer.

— Nunca dizer “não” ao ser solicitada. (p.50

Aqui temos uma quebra da máxima de que as bruxas são más com uma personagem carismática, ajudando os outros mas também amadurecendo num processo de constante evolução, aprendendo a valorizar e a importância de seguir as suas tradições.

— Que triste. Por que inventaram que bruxas só trazem problemas?
— É porque não conhecem — disse Jiji, com ar de quem sabe do que fala.
— É isso. Não sabem que bruxas nunca fizeram maldade. Coisas estranhas, sim… Mas as pessoas rotulam como mal o que não compreendem. Eu achava que era crendice do passado… (p.74)

Por ser voltado ao publico infantil, é natural que a obra tenha mais diálogos e não muitas descrições, por outro lado é dosado na medida certa para não ser tão profundo ao ponto de enfadar os novos leitores, nem muito raso para conseguir conquistar o leitor mais maduro e transmitir a magia do todo.

— Sabe, mamãe, estive pensando que as bruxas não podem viver só voando. Claro, tenho de voar para entregas urgentes… mas, acho bom caminhar de vez em quando. Quando caminhamos encontramos pessoas diferentes e acabamos conversando, não é? Conheci a dona Osono enquanto andava para espantar a tristeza… Se estivesse voando, não sei o que teria acontecido. E, quando alguém vê uma bruxa de perto, percebe que não temos o nariz pontudo, nem a boca enorme. Na conversa a gente se entende… (p. 230)

'Entregas Expressas da Kiki' é um clássico da literatura infantil japonesa, com quase quarenta anos de lançamento. Porém, nunca havia sido traduzido para o português, embora a autora tenha passado uma temporada vivendo no Brasil e esta obra tenha servido de base para a animação ('O Serviço de Entregas da Kiki') dos Estúdios Ghibli. É possível que muitos nem saibam da origem do filme, mas é possível encontra no livro aspectos e situações que foram supridas para se adequarem a linguagem cinematográfica, o que não torna as duas experiencias excludentes. Ambas são graciosas à sua maneira.

A edição física esta caprichada, com riquíssimas ilustrações do Daniel Kondo que destoam positivamente do traço vindo da animação. A diagramação é confortável com fonte em azul e ainda acompanha o marcador de páginas. Que a editora Estação Liberdade possa nos agraciar trazendo os demais livros da autora, ainda mais sendo este o primeiro de uma série com seis livros. 

º~º~º~º~º~º~ 

Ficha técnica: 

Título: Entregas expressas da Kiki | Autor: Eiko Kadono | Tradução: Lúcia Hiratsuka | Editora: Estação Liberdade | Edição: 1 | Ano: 2021 | Gênero: Literatura japonesa / literatura Infanto-Juvenil | Páginas: 236 | ISBN: 9786586068221

Resenha de número: 449

Postar um comentário

0 Comentários