Conto vs. Filme: O telefone preto, de Joe Hill / Scott Derrickson


É de conhecimento geral que dificilmente uma adaptação cinematográfica vá abarcar todas as nuances de seu texto original. Isso porque estamos diante da visão e interpretação de um um conjunto de pessoas envolvidas no projeto de dar imagens as palavras escritas por um autor muitas vezes exercendo sua profissão de forma solitária. Com O Telefone Preto não é diferente. 

O conto de Joe Hill está presente na coletânea originalmente intitulada O Fantasma do Século (Ed. Sextante/Arqueiro, 2008), e atualmente recebeu uma nova edição pela editora Harper Collins Brasil sob o título homônimo do conto para, numa estratégia de marketing, chamar atenção de novos leitores por meio de sua versão cinematográfica, dirigida por Scott Derrickson, que estreou no último 17 de julho. 

No conto conhecemos uma região assombrada pela figura de um sequestrador, o qual ninguém sabe sua identidade, que tem como vítimas garotos abaixo de 12 anos. Finney, o nosso personagem central, acha estar livre desse algoz, uma vez que já tem seus plenos 13 anos. No entanto, o rapaz tem o infortúnio encontro com o homem gordo, abarrotado de balões pretos e de aparência caricata que lembra um palhaço. Em uma luta perdida, o menino acaba caindo no porão do Al, local do qual terá que encontrar maneiras para fugir antes que tenha o mesmo fim dos meninos anteriores. 

O toque sobrenatural do conto vem justamente de um telefone preto instalado no porão criado por Al. O ambiente é acusticamente planejado para que nenhum som dali seja ouvido por quem está de fora, porém, é nesse telefone que vem o socorro para que Finney encontre as ferramentas necessárias para escapar. Por se tratar de um conto, já de antemão percebemos aqui as características do seu gênero: poucos personagens e um único conflito que se fecha no ápice da narrativa, sem se aprofundar muito no que se passa. O final também é aberto e dá margem para diversas interpretações. No caso dessa história o filme vem no sentido de complementar e preencher lacunas sobre as margens deixadas em aberto pelo autor. 

É nítido nesse processo um maior aprofundamento nos conflitos da família do Finney. A figura paterna é mais bem retratada, sendo um pai abalado pela perda da esposa e emocionalmente afetado, o que resulta em alcoolismo e agressividade com os filhos. A irmã do Finney é mencionada no conto com sua mediunidade já aparente, mas no filme é onde ela tem um destaque maior e um papel fundamental nas buscas, isso porque no início suas falas são desacreditadas, mesmo quando a mesma tem razão. E quando dão ouvidos a ela, o sentimento é de satisfação. 

O assassino no filme tem característica corporais mais padronizadas e faz uso de uma máscara demoníaca, quando no conto é descrito como gordo e usar balões numa espécie de Kombi; o que desperta a memória do John Wayne Gacy, serial killer conhecido por também ser palhaço. 

Obviamente nesse processo de dar mais forma a história foram acrescidos mais destaques às vítimas, além do Bruce, único que tem voz no conto, e o qual nos mostra ser um personagem de caráter forte e honra inabalável. É atravéz dessa construção que passamos a ter mais empatia e nos solidarizamos mais com as outras vítimas, e as formas que possivelmente foram mortas. 

Já o final do filme dá prosseguimento ao final do conto, isso porque onde o conto termina o filme segue mostrando um pouco mais. Mesmo que demorado e com todas as vítimas e todo o sofrimento ainda temos o sentimento de justiça com o filme. Já no conto, por ser um final aberto, dado o contexto, podemos interpretar de forma positiva ou negativa para o Finney, uma vez que não há descrições envolvendo a saída do menino do cativeiro, apenas um confronto final em que sai vencedor. 

Em suma, vimos aqui como as mídias não se sobressaem umas às outras, mas ficam nessa função mútua de complementar uma a outra, dando a possibilidade de enxergarmos além das limitações textuais e de nossas interpretações.

Assista ao trailer:


Postar um comentário

0 Comentários