Leituras de Abril

 Há um bom tempo não realizava tantas leituras como as que fiz durante o mês de Abril. O que me deixou contente por voltar a ter um ritmo bom de leitura e também pelo saldo positivo de livros lidos.


Além de ler um número considerável de livros, consegui diversificar os gêneros e temas. A maioria, foram escritos por autoras mulheres. Já em termos de nacionalidade ficou assim: EUA (4), Brasil (3) (2), Canadá (2), Itália (2). Espero diversificar mais nesse quesito em maio.

Comento brevemente abaixo sobre as obras que ao longo dos mês irão ganhar resenha aqui no blog.



O olho mais azul, Toni Morrison
Este livro foi uma leitura muito rápida, por outro lado, o seu tema pesado me deixou refletindo sobre ele por vários dias. Trata de racismo, gênero e abuso infantil. 

Sociedade Secreta - Rosa & Tumulo, de Diana Peterfreund
Não estava em meus planos começar nenhuma série, muito menos uma jovem adulto, mas conversando com meu amigo Wesley, acabamos por lermos juntos Rosa e Tumulo. Achei o livro mediano e não me despertou tanto interesse para dar continuidade. Em maio pretendemos ler o segundo. Espero que melhore.

A amizade, de Francesco Alberoni
Os sebos sempre me trazem boas surpresas. Foi o que aconteceu com este ensaio que tem como tema central a amizade. O autor discorre sobre o que seria a amizade, quais suas características e diferenças de outros sentimentos como o enamoramento. Também discorre sobre grandes amizades na literatura, como no caso de Tom Sawyer.

Namastê, de Thélio Queiroz Farias
Um belo relato de viagem sobre a Índia e o Nepal. Já resenhando aqui no blog. Confira!

Que o nosso olhar não se acostume as ausências, de Waleska Barbosa
Uma mistura de poesias, crônicas e contos que abordam em sua essência o que é ser mulher negra. Esta obra me acompanhou por meses, já que li a conta gotas para não esgotar os textos que carregam dores, revoltas e alegrias. Toca muito em assuntos que veem de muito antes, mas estão presentes em nossa atualidade.

Muito prazer, Org. Márcia Denser
Livro de contos eróticos de algumas autoras brasileiras. O livro tem como proposta trazer mulheres descrevendo como mulheres sentem o prazer. Foi um livro que peguei comprei em um sebo com o interesse de conhecer novas autoras. Há excelentes contos como o da Marina Colasanti que, como no cinema, quebra a "Quarta parede" e nos mostra o processo criativo, já outros textos não disseram muito. No geral, valeu a experiência.

História do novo sobrenome, de Elena Ferrante
Segundo livro da Tetralogia Napolitana. Foi uma leitura muito envolvente e bem melhor que o primeiro volume. A violência, que já nos acompanhava desde o primeiro volume, está mais forte, bem como ganha maiores acontecimentos que deixam a narrativa mais rápida e o leitor boquiaberto. Não vejo a hora de pegar o terceiro volume.

Maternidade, de Sheyla Heti
O livro não me surpreendeu muito. Em alguns instantes o achei chato, principalmente nos momentos em que a autora usa de uma moeda para que a personagem tome suas atitudes em relação às suas escolhas. Por outro lado, traz questionamentos interessantes sobre ser mãe. O que nos move na leitura é o desejo de saber se a personagem central irá ou não engravidar, enquanto descreve os dois lados do tema.

Uma bolota molenga e feliz, de Sarah Andersen
Livro muito fofo com tirinhas acerca da vida cotidiana da autora. A parte mais engraçada é sobre a sua relação com felinos, a principio algo que a mesma não desejava, mas que ao primeiro contato,acabou completamente envolta.

A impossível faca da Memória, de Laurie Halse Anderson
Sempre tive curiosidade em ler algo da autora por seus temas interessantes. Aqui a autora explora um pouco sobre soldados que carregam traumas da guerra, em especifico um pai tendo que lidar com uma filha adolescente. Apesar do tema forte, não consegui me envolver com a trama e muito menos com os personagens.

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery
Acredito que foi a melhor leitura do mês. Envolvente, emocionante e com uma história que aquece o nosso coração. A Anne é um amor de personagem. Pretendo continuar lendo em maio.


Li também alguns infantis disponibilizados gratuitamente pelas editoras. Segue a lista:
  • Amoras, de Emicida;
  • Vizinho, Vizinha, de Mariana Massarani & Roger Mello;
  • O menino mais estranho do mundo, de Helder Herik & Luísa Vasconcelos;
  • O dia de Chu, de Neil Gaiman & Adam Rex;
  • O dia em que Caco Botão ficou sem energia, de Suzanne Collins



Postar um comentário

0 Comentários