Siri Hustvedt, escritora americana, vence prêmio Princesa das Astúrias

A escritora americana Siri Hustvedt, estudiosa das "questões fundamentais da ética contemporânea", foi anunciada nesta quarta-feira (22) como a vencedora do prêmio Princesa das Astúrias das Letras, anunciou o júri na cidade de Oviedo, na Espanha. 

Siri Hustvedt, escritora americana — Foto:Herve BRUHAT
Romancista, ensaísta e poetisa de 64 anos, traduzida em mais de trinta idiomas, foi premiada por sua longa e variada carreira, com a qual contribuiu para o "diálogo interdisciplinar entre a ciência e as humanidades", informou o júri em um comunicado. 

Filha de mãe norueguesa e pai americano, Hustvedt tem um perfil multifacetado: licenciatura em História, doutora em Literatura Inglesa pela Universidade de Columbia e especialista em neurociência e psicanálise. 

Desde 1982 é esposa do romancista americano Paul Auster, que recebeu o mesmo prêmio em 2006. 
Siri Hustvedt começou sua carreira no início dos anos 1980, com o livro "Reading to You" (ainda sem tradução), e continuou com ensaios e artigos em revistas científicas. 

Resultado de imagem para Siri Hustvedt o que eu amava
Resultado de imagem para Siri Hustvedt livrosResultado de imagem para Siri Hustvedt livros

Neste sentido, o júri destacou sua obra "Living, Thinking, Looking" (ainda sem tradução), uma compilação de 32 conferências e artigos concluídos entre 2005 e 2011, onde "desenvolve alguns de seus temas preferidos, relacionados com a literatura, a filosofia, a psicologia, a psicoanalise e neurociência".

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários