Quando As Estrelas Caem, de Meagan Spooner & Amie Kaufman

'Quando As Estrelas Caem' é uma ficção que mostra como algumas circunstâncias podem mudar nossa perspectiva em relação ao mundo e ao outro, provando que é em meio ao caos que nosso verdadeiro eu é revelado. Vemos como tempos difíceis moldam quem nos tornamos e as cicatrizes desse período fortalecem ou mudam o que acreditamos.
"[..] Engulo em seco e minha respiração sai como uma mescla de soluço e choro. — Como se vive de novo quando sabe o que o espera no fim ?"
Algo muito errado aconteceu e a Icarus, nave mais cara e preparada de todo o universo, foi arrancada do hiperespaço, matando quase todos que estavam naquela viagem, menos duas pessoas: Taver Merendsen e Lilac LaRoux. Eles se detestam e sobreviver sozinhos em um planeta desconhecido será o maior desafio de suas vidas.


Lilac é a filha do homem mais rico de todo o universo e sua esperança  de que seu pai mandou alguém ir buscá-los se esvai quando os dias passam e eles não encontram ninguém. Tarver é um jovem pobre que através de sua coragem consegui o feito de se tornar Major aos 18 anos e ganhar o título de heroi. Vindos de dois extremos da sociedade, eles não entendem como somente eles tenham sobrevivido e muito menos o que farão para sair daquele planeta que parece inabitado.

Naquele lugar desértico, eles só têm um ao outro para contar e quanto mais se conhecem percebem que talvez tenha sido algo bom eles terem ficados juntos, e mesmo com tantas diferenças entre si um sentimento começa a nascer e a opção de construir uma vida juntos nesse planeta começa a ser cogitada. Sobreviver naquelas condições será uma missão complicada principalmente sem saberem o que os espreita enquanto caminham para o desconhecido. É quando descobrem que aquele lugar esconde um segredo sobre as vozes que eles escutam e que os guia, percebendo que coisas maiores estão ocorrendo e somente eles podem descobrir o que é.
"Ele não sabia quem eu era. Ele não estava atrás do meu dinheiro; ele não estava atrás de conexões com os negócios do meu pai. Ele não estava atrás de nada além de uma noite comigo."
Quando a verdade vem à tona, Tarver e Lilac enxergam uma saída daquela hostil prisão e a certeza que a partir daquele momento tudo mudará toma conta deles.

Mentiras e revelações que colocam o destino do universo em jogo são finalmente descobertas, e o amor que surgiu em meio à impossibilidades pode acabar em qualquer instante.


Uma narrativa inspiradora que superou minhas expectativas e se apresentou com uma força original e criativa que eu não esperava.

Apesar de ser um romance, os personagem não ficam com aquele "lenga-lenga" clichê tão conhecido por todos nós, as autoras conseguiram fazer com que o sentimentos dos protagonistas fossem surgido a medida que eles foram se conhecendo e isso deixou a história mais interessante. Algo que vale ressaltar, é como cada um deles tem que superar seus erros e fantasmas pessoais para sobreviver, isso faz com que amadureçam e evoluam. Quanto mais eles lutam para sobreviver, mais revelam seu verdadeiro eu o que os leva para o nascimento de uma amizade e posteriormente de uma paixão avassaladora.
"Ela não está olhando para mim e vendo um cara criado no lado errado do planeta. Ela não está vendo um soldado, nem um herói de guerra, nem um rústico sem cultura que não entende quão difícil isso é para ela, nem idiota que não sabe o que é certo. Ela apenas me vê."
Uma coisa que me conquistou de cara, assim que vi o lançamento dessa obra foi o fato de acontecer no espaço. Livros com essa temática me agradam muito, e com esse certamente não seria diferente. As autoras souberam como desenvolver um enredo permeado de ciência sem deixar a história chata, maçante ou cansativa, ao contrário disso elas nos mostram uma narrativa bem construída e fluída. O leitor consegue compreender tudo que é explicado pelos personagens sem dificuldade, o que torna a leitura muito atrativa.

É preciso destacar que os traumas de fato nos transformam. Tanto Lilac quanto Tarver chegam ao fim da trama com mais atitude e menos medo de lutarem pelo que acreditam. Ambos se mostram fortes e decididos a enfrentar o que for preciso para ficarem juntos, e sem dúvidas isso foi incrível, afinal de contas não podemos deixar que os outros tomem decisões sobre nossas vidas, nós somos os autores da nossa própria história e somente nós podemos decidir qual rumo ela deve tomar.


A narrativa é alternada entre Lilac e Tarver e parte gráfica do livro está impecável. A capa lindíssima, retrata claramente os protagonistas e está completamente condizente com o enredo. Fonte em tamanho confortável e com um ótimo espaçamento. Destaco a introdução de diálogos que antecedem o início de um novo capítulo, acrescentando um leve suspense a trama.

Uma ficção emocionante e bem construída 'Quando As Estrelas Caem' transporta o leitor para um mundo de perigos surpreendentes que nos tiram o fôlego. Leitura obrigatória para os fãs de bons romances e ficção científica.

Ficha técnica 

  Título:  Quando as Estrelas Caem
  Série: Estrelas Caem # 1
  Título original: These Broken Stars (2013)
  Autores: Meagan Spooner & Amie Kaufman
  Tradução: Ana Death Duarte
  Editora: Novo Conceito
  Edição: 1
  Ano: 2018
  ISBN: 9788581635217
  Gênero: Romance estrangeiro / Fantasia
  Páginas: 416
  Resenha: 413

Postar um comentário

0 Comentários