A importância da empatia em 'O Fundo é Apenas o Começo', de Neal Shusterman

Com uma série de prêmios e outras tantas indicações, "O Fundo é Apenas o Começo" é um dos últimos livro do Neial Shusterman, autor de O Ceifador, publicados aqui no Brasil. Apesar de não ser uma obra de fantasia e aventura, o autor conseguiu inserir detalhes que podem ser classificados como tal, porém, o livro trata de uma realidade triste que assolam inúmeras pessoas ao redor do mundo, isso porque abordar os efeitos dos transtornos mentais de forma extremamente lúdica. 

A obra se passa em duas dimensões. A primeira delas traz Caden Bosch em seu contexto real: um garoto de 15 anos comum, que está no ensino médio e gosta de jogar RPG com seus amigos. O jovem se sente cobrado por seus pais, e mesmo sem querer, ele se matricula na equipe esportiva da escola, embora evite frequentar os treinos. A partir de então, seus amigos começa a notar que ele está diferente, mais introspectivo, com comportamentos estranhos. Isso por conta do segundo contexto em que ele também está inserido: um navio pirata onde recebe a tarefa de juntar-se a tripulação para documentar a viagem através de desenhos. Aqui, ele têm que lidar com as conspirações em torno da tripulação e um papagaio contra o capitão, o que deixa o rapaz extremamente dividido em duas realidades que se confundem e que levam a deterioração da sua sanidade. A partir de então, navegamos por uma mente dispersa e cheia de inquietações. Realidade e fantasia perdem a linha divisória.

"O Fundo é Apenas o Começo" é um livro rico em mecanismos literários como metáforas, aliterações e símiles para focar num tema delicado, e por vezes, pouco abordado dentro da literatura, por isso sua proposta não é apenas abordar, mas nos colocar na pela dessa pessoas para que possamos sentir um pouco do que é lidar com isso. É de admirar que o autor tenha tido a sensibilidade de transmitir para seus leitores os dilemas que essas pessoas passam, e a experiência do filho (Brendan Shusterman) deixou a história mais verossímil.  A grande mensagem de "O Fundo é Apenas o Começo" é a de que é necessário compreender as doenças mentais, suas necessidades e evitar as discriminações contra as pessoas que vivem numa batalha contra elas.
Apesar de ter um início confuso, e apresentar dificuldades para adentrarmos e termos noção do que está acontecendo, as duas histórias vão ganhando nitidez, é quando o leitor vai entendendo o que está acontecendo e tudo se junta numa só narrativa, cheia de emoção e que pode tocar profundamente os mais sensíveis. 

A leitura da obra é super rápida e os capitulo curtos são bem dinâmicos. No entanto, estaria mentindo se dissesse que amei este livro. Infelizmente a obra não conseguiu me envolver tanto e vindo do autor de O Ceifador (livro com saldo positivo que você pode ler a resenha aqui), me decepcionei um pouco. O livro tem seu papel de transmitir o sentimento e nos coloca na pele de outro, dado o assunto, me sinto até triste por não ter gostado da leitura. A experiência foi tão confusa que não consegui me conectar, me deixando durante muitos momentos enfadado, principalmente as partes que se passavam no navio, embora essas sejam cheias de simbolismos e tenham suas relações com as partes "reais". 

Avaliar obras que tratam de temas reais e assuntos delicados é difícil, porque você pode parecer insensível. Porém, recomendo a leitura para que outras pessoas possam ter suas próprias opiniões sobre a obra e se colocar na pele do outro, já que agradou a tantas pessoas, certamente tem algo que vá agradar os demais leitores também.

Por fim, fica o meu desejo de poder ler algo vindo diretamente do Brendan Shusterma, apesar de nas notas finais Neal informar que as experiências do livro venham em grade maioria do filho, ler nas palavras de quem realmente passa por esses conflitos deve ter um efeito totalmente diferente, e acredito que seria interessante. 
Sobre a edição: A valentina realizou um excelente trabalho gráfico. O livro possui uma capa com detalhes localizados no título, deixando-o áspero. Fonte e espaçamentos estão agradáveis. Já o miolo traz ilustrações do Brendan Shusterma, uma pena seu nome não aparecer na capa.


Ficha técnica:

 TítuloO Fundo é Apenas o Começo
 Título originalChallenger Deep (2015)
 Autor: Neal Shusterman
 Ilustrações: Brendan Shusterman
 Tradução: Heloísa Leal
 Editora: Valentina
 Edição: 1
 Ano: 2018
 ISBN: 9788558890625
 Gênero: Romance jovem-adulto
 Páginas: 272

Avaliação: 

 Resenha de número #400

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários