Um Verão Para Recomeçar, de Morgan Matson

     Um romance sobre aproveitar a segunda que recebemos. Sobre extrair o melhor de cada momento que vivemos e curtir o máximo das pessoas ao nosso redor. Sobre amizades interrompidas que podem ser restauradas. 

     Apesar de não ter uma família completamente unida, Taylor Edwards convive bem com seus familiares. Cada um tem suas ocupações e o tempo para estreitar os laços fraternos não está no topo da lista de nenhum deles. 

     Até que uma noticia abala a casa dos Edwards: o pai de Taylor está muito doente, e a família decide passar o verão na casa do lago Phoenix, casa na qual eles iam todos os verão há 5 anos , mas que deixaram de ir com o passar do tempo. O lago Phoenix traz muitas lembranças para todos da família dela, mas existem coisas que Taylor preferia não lembrar e muito menos enfrentar quando chegar lá.

     A casa do lago permanece igual é muito familiar para todos da família.  Cada pessoa começa a fazer alguma coisa que vá durar todo o verão, e Taylor consegue arrumar um trabalho, mas não esperava que sua ex-melhor amiga também trabalhasse lá. E para piorar o primeiro amor dela está morando na casa vizinha a dela e está ainda mais lindo do ela lembrava, o que desperta nela lembranças que ela queria que sumisse de sua memória. Aos poucos ela começa a se situar naquele lugar e se sente disposta a continuar ali para enfrentar o que vier ao invés de fugir diante de uma dificuldade como costuma fazer. 
"Mas, então, já era tarde demais; simplesmente me afastei dali. Virei e corri para a entrada, deixando os dois para trás - as duas pessoas que mais importavam para mim, e que eu tinha conseguido magoar simultaneamente." (Pág 208)
     
     Ao longo do verão, Taylor vai percebendo que os laços com sua família está mais forte e as coisas do seu passado que a assustavam , já não são grandes monstros como ela imaginava. Mas nesse momento, quando tudo parece que está voltando pro lugar , eles veem que a corrida contra o tempo está acabando e é preciso se preparar para o que está por vir e que decisões erradas poderão colocar sua segunda chance a perder, outra vez. 

     Um livro muito lindo que encheu meu coração de carinho. Não mentir, o enredo é bem clichê , mas tão bem escrito , tão bem construído que a gente mergulha na história e nos deixamos ser levados pela Taylor e nos transportamos pra o lago Phoenix em instantes. 

     Gostei muito desse lado "distante" da família que a autora mostra, pois , não sufocar seus parentes o tempo todo não significa que você não os ame , mas que você respeita o espaço deles. Achei muito legal quando todos se mobilizam para passarem o verão juntos , como a muito não passavam. 
Os laços vão se reconstruindo aos poucos e mais que isso, cada personagem se reconstrói e se reconhece ao longo da narrativa.

"Mas também havia uma parte de mim que sentia que era assim que deveria ser - que, depois de tantos anos fugindo das coisas, eu finalmente estava correndo ao encontro delas." (Pág 345)
     A narração acontece quase toda no presente, mas alguns capítulos retomam eventos dos verões passados e nos ajudam a entender o que aconteceu para que Taylor se negasse tanto a voltar para o lago.

     A capa está muito condizente com a história e mostra o lugar que Henry e Taylor mais amam. Os tons de vermelho nos lembra aquele final de tarde do verão, que o céu explode nesse misto de vermelho e laranja , nos encantando com sua beleza sem igual. A fonte está bastante confortável e a diagramação muito bem feito, o livro é dividido em algumas partes e cada uma traz detalhes lindos do lago Phoenix.
"Um Verão Para Recomeçar" é um belo romance , que vai encantar cada leitor que se permitir lê-lo.
     Uma leitura fluida, forte , sensível e emocionante, que nos mostra as relações familiares são: conturbadas , mas cheias de afeto e cuidado.

Ficha técnica

 Título: Um Verão Para Recomeçar
 Título originalSecond Chance Summer (2012)
 Autor: Morgan Matson
 Tradução: Maria Angela Amorim De Pachoal
 Editora: Novo Conceito
 Edição: 1
 Ano: 2017
 ISBN: 9788581636627
 Gênero: Romance norte-americano / literatura americana /
 Páginas: 352

Avaliação: 

Resenha de número 374

Postar um comentário

0 Comentários