'Crônica do Pássaro de Corda', de Haruki Murakami

     Haruki Murakami (Kyoto, 1949) é um autor japonês contemporâneo que possui mais de  quinze obras traduzidas para o português que se enveredam pelo romance, conto e ensaio. Não é por menos, o autor é traduzido par mais de 40 idiomas e recebeu diversos prêmios como o Hans Christian Andersen, o Franz Kafka Prize e o Yomiuri. Sendo esse último recebido por Crônica do Pássaro de Corda, seu último livro publicado no Brasil, um dos mais prestigiados pela crítica e lançado há mais de 23 anos divididos em três partes, entre os anos de 1994 e 1995, e que estão reunidos o volume lançado pela Editora Alfaguara. 

resenha do livro crônica do pássaro de corda no blog de cara nas letras

     A crônica é uma compilação de fatos históricos organizados segundo a ordem de sucessão do tempo, pelo menos assim nos apresenta um dos personagens de Crônica do Pássaro de Corda, livro grandioso e pelo número de acontecimentos, pouco fácil de explicar em poucas palavras.

     Na primeira parte da obra, conhecemos o narrador Toru Okada, um homem simples, que abandonou o trabalho em uma agência de advocacia. Mesmo formado em Direito, e aos 30 anos, Okada nunca foi um amante da área e sair do trabalho é uma forma de escapar do estresse. Ele vive com sua mulher, Kumiko, que trabalha em uma revista e não se importa que o esposo tenha abandonado o emprego para se dedicar ao lar. A vida do casal é simples, e eles moram numa região tranquila com o gato Noboru Wataya, que por coincidência é o mesmo nome do irmão de Kumiko: um jovem politico em ascensão, mas que é um sujeito asqueroso por dentro. 

     As amenidades mudam quando Okada recebe a Incumbência de procurar o gato que há tempos desapareceu sem deixar rastros, e como ele é muito querido pelo casal, Kumico sugere que Okada o procura pelos arredores no bairro.
edição japonesa em três volumes (fonte: google)

     A partir do sumiço do gato, a vida de Toru Okada toma um rumo esquisito até mesmo para ele.  Ele passou a receber ligações de uma mulher estranha e desconhecida. Conheceu uma garota curiosa ao adentrar no terreno da casa abananada na vizinhança e descobriu que  que seu cunhado havia violentado Creta Kano, a irmã mais nova e aprendiz de Malta Kano, uma espécie de médium consultada por Kumiko para encontrar o gato desaparecido. Mas por que será que fatos tão desconexos estão acontecendo ao pacifico Toru Okada? Como se não bastassem esses acontecimentos, relatos da Invasão japonesa da Manchúria e os conflitos entre o Japão e a União Soviética durante os anos 1930, passaram também a rondar a sua vida.

     É a partir do sumiço do do gato que todos os fatos se sucedem na narrativa de Crônica do Pássaro de Corda. É como se a figura do animal fosse responsável por dar sustentabilidade não só a trama criada por Murakami, mas também, e principalmente, assegura a relação entre o Toru e Kumiko, assim como um filho que eles nunca tiveram. Em outras palavras, assim como o pássaro que dá corda no mundo e o faz funcionar, o gato regula as engrenagens dessa narrativa. Embora, em boa parte da narrativa essa figura esteja ausente e sem muitas participações tidas como importantes, o que não some é o desejo de um marido apaixonado em busca da amada perdida.

cronica do passaro de corda haruki murakami resenha de cara nas letras alfaguara companhia das letras

     Mesmo assim, não parece ser realmente o gato que une as histórias que o autor vai nos revelando ao longo das muitas páginas, os personagens se ligam por meio de algo mais mistico e é aqui que entra o realismo mágico do autor, onde pessoas possuem poderes sobrenaturais de cura ou são sensitivas a momentos futuros. E outras estão ligadas por meio de uma mancha escura que aparece abruptamente, só que um pouco diferente da mancha que é apresentada em Atlas de Nuvens, escrito pelo britânico David Mitchell, e que foi publicado bem depois em 2004 (Seria uma inspiração?).

Leia também a resenha de Atlas de Nuvens - David Mitchell 

     É na terceira parte do livro que as principais perguntas são respondidas. O ritmo de leitura acelera decorrente do clima de tensão criado em um ambiente dúbio que poe em cheque os limites da realidade. A linha entre dois mundo distantes e interligados é tênue, a mudança em um causa consequências no outro.  É nesta parte que Toru Okada, o personagem se deixa levar ainda mais pela correnteza, e se mostra corajoso ao lidar com os dilemas e lutas que enfrente durante essa busca, aceitando as estranhezas que lhe ocorre como um herói. 

     Crônica do Pássaro de Corda é um livro extremamente envolvente que fala de solidão, amor, sonhos e a forte violência das guerras — sem poupar detalhes que gelar a alma.

     Ler essa obra foi uma experiencia gratificante e única. A todo instante o autor consegue nos manter presos na trama e arranja formas de nos manter absortos, seja através do plot simples e inicial, passando pelas grandes histórias dos seus personagens, que na maioria das vezes são interrompidas e intercaladas em capítulos futuros. 

     São personagens peculiares e todos têm suas histórias contadas. Exceto May Kasahara, talvez por ser uma jovem de 17 anos que não tem tantas vivencias. Mas não se engane, apesar da idade, ela é uma das personagens mais maduras da trama, e fácil de se simpatizar. Entre as conversas que ela tem com Toru, os temas geralmente envolvem questões da vida e da morte, o que torna ela uma personagem com a qual nos identificamos sem perceber.

haruki murakami resenha de cara nas letras alfaguara companhia das letras

     No geral, a obra surpreende muito com seu estilo fácil de leitura e uma estrutura criada para prender o leitor. Embora seja um livro grande, não o lemos como se fosse um fardo em nossa vida, mas como Toru, ficamos entre um dilema: Terminar logo e solucionar os problemas do personagem central ou frear a leitura e aproveitar mais a história... porque sabemos que esses personagens irão deixar saudades. Com toda certeza, um livro para a vida. E se você chegou até aqui: Leia Crônica do Pássaro de Corda.

     E você, qual obra do Haruki Murakami leu ou pretende ler?
     Conhece algum outro autor japonês? Indica nos comentários!

Ficha técnica

Título: Crônica do Pássaro de Corda
Título originalねじまき鳥クロニクル Nejimakitori Kuronikuru (1995)
Autor: Haruki Murakami
Tradução: Eunice Suenaga
Editora: Alfaguara
Ano: 2017
ISBN: 9788556520562
Gênero: Romance japonês/ literatura japonesa / realismo mágico
Páginas: 768
Adquira seu exemplar aqui!

Avaliação: 

Resenha de número 368:


Postar um comentário

0 Comentários