As múltiplas possibilidades de um 'Aqui', de Richard McGuire

"Aqui" é uma HQ de 2014, escrita e ilustrada pelo Richard Mcguire e que começou com a publicação de uma primeira edição na revista RAW editada na década de 1980 pelo Art Spiegelman, escritor da conhecidíssima HQ Maus. 25 anos depois Mcguire deu continuidade ao projeto.


A trama é bem simples, mas de uma genialidade grande. A partir de recortes temporais, o autor vai nos mostrando ao longo dos anos a história de um lugar. Sendo assim, ficamos cientes do que se passou e se passará naquele local através de um recorte, no mesmo enquadramento. O quadrinho nos revela uma criança dando cambalhotas em 1933, um grupo de idosos conversando e rindo de uma piada em 1989, Benjamin Franklin em 1775, um casal indigna tendo relações sexuais em 1620, uma projeção do passado em 2231 e nos revela momentos de 3.000.000.000 A. C. Enfim, vai de um extremo ao outro.

No começo, apenas conseguimos visualizar o enquadramento com uma história, mas ao longo do livro o autor vai misturando épocas distintas como colagens, similar a uma tela de computador com muitas janelas abertas, e a narrativa vai ficando mais complexa, dando a ideia de que várias coisas estão acontecendo ao mesmo tempo (embora em momentos diferentes) naquele lugar especifico.






As situações dessa HQ foram inspiradas em algumas experiências do conhecimento do autor que aconteceram ou surgiram de fotografias, filmagens, histórias de famílias e árdua pesquisa e fica a cargo do leitor dá um plano de fundo maior ao conteúdo das histórias que se passam no canto mostrado.

A leitura desse quadrinho foi uma experiência totalmente nova e cheia de surpresas. Nunca havia lido algo similar e acredito que o autor conseguiu, a partir de um lugar, trazer vários questionamentos a respeito do tempo, do passado e futuro e nos volta o olhar para os lugares em que vivemos. O que terá acontecido aqui, no passado e no futuro? Será que está acontecendo neste exato momento?


Para quem gosta de histórias inventivas e originais, "Aqui" é uma obra indispensável para se ter na estante e reler quando se tem vontade.


Ficha técnica 

Título: Aqui
Título original: Here
Autor e ilustrador: Richard McGuire
Tradução: Érico Assis
Editora: Quadrinhos na Cia.
Edição: 1
ISBN: 8535928723
Gênero: História em quadrinho
Ano: 2017
Página: 296

Avaliação: 

Resenha de número 357

Postar um comentário

0 Comentários