Resenha #333: Amar, Rir e Comer - Dr. John Tckell

Título: Amar, Rir e Comer
Autor: Dr. John Tickell
Título original: Love, Laugh, and Eat  (2013)
Tradução: Pedro Jorgensen Jr.
Editora: Valentina
Edição: 1
ISBN: 978-85-5889-027-4
Gênero: Não Ficção
Ano: 2017
Páginas: 208

Adquira seu exemplar Aqui!


Avaliação: 




Resenha


Antes de começar a comentar sobre a obra em si, gostaria de falar que não sou a pessoa mais ligada em saúde, estilo de vida e comportamento. Mas, quando vi a obra acreditei que poderia ser interessante lê-la afim de ter uma visão acerca de se levar uma vida saudável através da proposta deste livro. Por isso, comecei a leitura sem tantas expectativas e acabei devorando Amar, Rir e Comer.

A proposta da obra é nos revelara os segredos do povo de Okinawa (província do Sul do Japão), população com maior índice de longevidade, com pessoas centenárias e baixos índices de doenças cardíacas. 'Amar, Rir e Comer' surgiu do estudo do Dr. John Tickell entre os anos 1970 e 2001, sobre o povo Okinawense e com base nas vivencias deles acabou criando o seu próprio método de viver a vida.

A obra é recebe três partes. Na primeira, somos apresentados ao programa ACE que é dividido em três etapas: A.: Atividade física; B.: Controle mental e C.: Educação Alimentar. 

O autor afirma que a diferença entre o seu método e os demais existentes é que o dele funciona, e um de seus argumentos é que não trabalha com uma dieta que lhe obriga a comer isso ou aquilo, não há restrições, e muito menos limita a dieta a exercícios físicos, mas combina essas três etapas do programa para adquirir resultados positivos, uma dependente da outra para o sucesso. O que acontece é que a alimentação é dividida em dois grupos: alimentos básicos e alimentos bônus. O primeiro grupo são plantas, oleaginosas e sementes, o segundo são os não plantas como carne vermelha, queijo, sorvete, peixe, chocolate etc, sendo que o primeiro grupo deve receber prioridade em sua vida.

Na segunda parte do livro temos excelentes dicas sobre como se manter fisicamente ativo, como administrar o estresse e se alimentar corretamente. As atividades são plausíveis de se fazer no conforto de nossa casa, até mesmo traz ilustrações de sua esposa ensinado como nos alongar e praticar exercícios sem a necessidade de uma academia.

Na terceira e última parte, o foco estão nos alimentos como forma de destoxificação, planos alimentares e petiscos. Por fim, encontramos no apêndice alertas sobre os riscos do óleo e a sua substituição pro produtos mais benéficos como o azeite.
Ao longo do livro somos periodicamente apresentados alguns termos que poucos sabemos sobre o assunto, o que é bem interessante por trazer uma abordagem menos técnica para facilitar a compreensão. O mais interessante de Amar, Rir e Comer é que ao fim da leitura realmente passamos a olhar para aquilo que comemos com mais cuidado e sentimos que esse método pode funcionará se seguirmos as dicas, podendo até adaptá-las para a nossa realidade.  

É uma leitura leve, rica em conhecimento e para se fazer com o proposito de seguir os ensinamentos do Dr. John Tckell, mas lembrando que nem tudo vai se adaptar a nossa rotina, por ir é por ir testando e descobrir o que melhor se encaixa com nosso padrão de vida. Para quem gosta de livros de dietas, é uma boa aposta.

Postar um comentário

0 Comentários