Sábado com Desventuras em Série #10: O Escorregador de Gelo - Lemony Snicket


Título: O Escorregador de Gelo
Autor: Lemony Snicket
Ilustração: Brett Helquist
Tradução: Ricardo Gouveia
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Edição: 1 [2004]
ISBN: 9788535905755
Gênero: Ficção / Aventura / Juvenil
Ano: 2003 ©
Páginas: 280
Adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 




RESENHA


O Escorregador de Gelo é o decimo livro da série. O livro começa com a continuação do cliffhanger deixado no anterior. Violet e Klaus estão separados de Sunny, que está nas garras do conde Olaf nas montanhas de Mão-Morta servindo de escrava domestica. Uma espécie de Cinderela (mesmo sendo uma bebê) para a trupe do violão.
Durante o percurso de subida. tanto para resgatar a irmã. quanto para desvendar os mistérios em torno do C. S. C., os irmãos vão se deparar com mosquitos ferozes da neve, reencontrar personagens do período da Escola Preparatória Prufrock, e novos personagens autodenominados Escoteiros da Neve. Um novo personagem. Quigley, aparecerá para ajudar os irmãos e com essa ajuda inúmeros mistérios são solucionados, embora novas perguntas, ainda mais cabeludas, surjam.

Esse decimo livro se mostrou mais direto ao assunto e mais maduro, nem só em relação ao enredo, mas Sunny, que é a personagem que mais se mostra evolui, passou ainda a tomar as redes das situações e decidir por deixar as amarras que a prendem na situação de bebê de lado e passar a colaborar com uma criança mais crescido e cheia de coragem, mostrando esse lado cheio de amor pelos irmãos Klaus e Violet.

O personagem que surge traz novas esperanças para os irmãos Quagmire e é bem feliz sua aparência. Conde Olaf e sua trupe continuam cheios de ódio e desamor por essas órfãos, os maus tratos passam a ser mais mais rudes e o que Sunny tem que passar é bem triste (mesmo ela dando a volta por cima). Como disse, há uma ligeira semelhança com Cinderela, que foi proposital do autor, para mostrar esse trabalho infantil.

Desventuras em Série segue com seu ritmo e sua leitura bem agradável, e o decimo livro nos entrega um final cheio de perguntas para que nos prendam e nos force a continuar a leitura no decimo primeiro volume. 

Sobre as referências:

  • CM. Kornbluth, um instrutor de mecânica de C.S.C. mencionado, é nomeado em referência ao escritor de ficção científica Cyril M. Kornbluth.
  • Sunny se comporta como espiã em alguns momentos, usando a palavra "Matahari". Mata Hari foi uma famosa espiã holandesa durante a Primeira Guerra Mundial.
  • Sunny é tratada como Cinderala, do conto de fadas.
E você, o que achou de O Escorregador de Gelo?

Até logo,
Pedro Silva






Postar um comentário

0 Comentários