Resenha #275: Jantar Secreto - Raphael Montes

Título: Jantar Secreto -
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535928358
Gênero: Ficção brasileira
Edição: 1° (2016)
Páginas: 378
Compare e adquira seu exemplar aqui
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 





RESENHA


Apesar de seu sucesso nas redes sociais e entre os leitores, eu nunca havia lido Raphael Montes e nem estava nos meus planos de lê-lo no agora. Até que no final de 2016 a Companhia das Letras enviou aos seus parceiros um exemplar da obra a pedido do próprio autor que fez questão de autografar cada exemplar. Com isso, acabei me motivando a lê-lo devido ao carinho e tratamento conosco.
Aqui, temos um thriller policial que brinca muito com seu leitor. Jantar Secreto traz em seu enredo quatro amigos de uma cidade pequena no interior do Paraná que se mudam para o Rio de Janeiro em busca de uma formação acadêmica. Entre eles temos: Dante, responsável por narrar essa os acontecimentos, que trabalha como livreiro e estuda administração. Leitão, estudante de ciência da computação e adora comer. Hugo, pretende ser chefe de cozinha e o  mais certinho Miguel, que cursa medicina.

Tudo vai muito bem até que em um determinado dia, a corretora do imoveu onde eles moram liga informando sobre os atrasos do pagamento do aluguel e o futuro despejo. Para sair dessa enrascada, em meio a um país em crise e com falta de emprego, os jovens tem a brilhante ideia de realizar jantares servindo carne humana como prato principal e mais o impressionante é que tem clientela querendo provar a tal "carne de gaivota".
No entanto, tudo que começa como uma iniciativa de sair do perrengue acaba tomando proporções catastróficas. Um jogo de intrigas, desconfiança e paranoia começa a rolar e o que parecia ser a saída para os problemas, se mostra ser algo ainda mais problemático para a vida dessas quatro pessoas. 

Raphael Montes, conseguiu escrever uma obra que vai, de alguma forma, tocar o leitor que se propuser a ler seu livro. Jantar Secreto causa gastura, ansiá de vômito, ansiedade e revolta, mas de nenhuma forma consegue desprendente a atenção e quando menos notamos, devoramos 100 páginas em poucas horas. É impressionante como ele consegue escrever de forma fluida e brincar com outras formas textuais, como imagens, conversas de whatsapp, listas e e-mails.

Os personagens são bem distintos e cada um traz escondido uma carta na manga que nos surpreende em algum momento da narrativa. Montes os descreveu perfeitamente, principalmente Leitão com seu passado bem complexo.

Uma grande discussão pode ser aberta com esse livro. Será mesmo que a carne que compramos no mercado é realmente de procedência confiável? E o que nos faz crer que sim? Afinal, nem sabemos quais os caminhos ela percorreu até chegar em nossa mesa e só de pensar nisso, acabamos nos assustando.
Jantar Secreto é um ótimo livro para quem gosta do gênero e de uma leitura mais pesada em termos de conteúdo. Não é um livro de terror, mas mexe muito com o psicológico de quem o lê. 

A edição da Companhia das Letras traz o corte em vermelho, em papel pólen soft e a fonte é de bom tamanho deixam a leitura mais confortável. 

E você, já leu Raphal Montes?

Até logo,
Pedro Silva.


Postar um comentário

0 Comentários