Resenha #262: O Louco de Palestra - Vanessa Barbara

Título: O Louco de Palestra & Outras Crônicas Urbanas
Autor: Vanessa Barbara
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
ISBN: 9788535924619
Gênero: Crônicas
Ano: 2014
Páginas: 200

Adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação:  




RESENHA


O Louco de Palestra e outra crônicas urbanas reúne cerca de 60 crônicas escritas pela Vanessa Barbara para alguns veículos de comunicação que ela trabalhou, como Brasil Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Piauí e até mesmo para o blog da Companhia das Letras. A obra foi publicada em 2014 e os textos foram escritos ao longo de 2010 a 2013.
Os temas que a jornalista trabalha são bem diversificados. Ela dividiu as crônicas em três categorias. Na primeira parte chamada "Mandaqui e sua lógica", Vanessa recorda os momentos no bairro de São Paulo onde nasceu e se criou e vai destrinchando as peculiaridades desse bairro. Pelos escritos, dá pra sentir o seu amor e orgulho por esse lugar. 

A segunda parte, "Eu não entendo", a autora se mostra mais questionadora acerca do que está em sua volta, trazendo à tona discussões como a filosofia sacolejante e seu amor por meios de trasportes coletivos. Ela fala muito da rotina em ônibus, do aperto, da inclusão de tevês dentro dos ônibus, das conversas paralelas e que são audíveis por todos (mesmo que haja falhas na mensagem), faz descrições dos trajetos que as linhas fazem, traz textos irônicos sobre um grafite e manifestações e descreve aquele sujeito inconveniente que sempre existiu nas palestras. 

Já na ultima e terceira parte do livro, "Continuo não entendendo, só que em cantonês.", a autora faz o mesmo que fez em "O livro amarelo do terminal", só que em uma crônica sobre o o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Escreve sobre esporte e escreve sobre a viagem feita à China para o Festival Literário de Macau e os impasses para chegar ao Japão.

Como puderam ver, é um livro bem diversificado como o gênero crônica é. A autora possui um texto muito irônico e um humor perspicaz divertido de se ler. Além de sua escrita, diferente, seus temas são muito peculiares e por isso mesmo, originais. Sendo assim, é muito difícil já ter pensado em algo que ela escreveu em "O Louco da Palestra". 
Para quem gosta de um texto leve e muito despretensioso ou se já leu outras coisas da Vanessa Barbara, tá aí uma ótima pedida tanto para conhecer sua obra, quanto se aprofundar em seu pensamento. Certamente irá lhe agradar.

Postar um comentário

0 Comentários