Resenha #260: Farmácia Literária - Ella Berthoud & Susan Elderkin

Título: Farmácia Literária
Autoras: Ella Berthoud & Susan Elderkin
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Editora: Verus Editora
Edição: 1
ISBN: 9788576862864
Gênero: Biblioterapia / Guia de leitura
Ano: 2016
Páginas: 376

Compare e adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob.

Avaliação: 



RESENHA

Já imaginou que você pode ter uma farmácia em casa da qual nem se dava conta? Isso mesmo, a sua biblioteca pode conter as doses preciosas para a cura de alguns males. A obra "Farmácia Literária" lista algumas títulos da literatura mundial eficazes no auxilio a sofrência.
Ella Berthoud e Susan Elderkin, (que se conheceram quando estudavam literatura inglesa na universidade de Cambridge) se juntaram para acabar com doença e males que assombram o ser humano. Sejam dores do coração ou dores de cabeça; dor emocional ou dor física, essas duas mulheres tem a solução. Elas usam um conceito chamado de biblioterapia, consistente na prescrição de material literário com função terapêutica e muito usada para combater transtornos psíquicos e emocionais.  

São mais de 400 obras listadas que vão de clássicos à contemporâneos. "Farmácia Literária" é organizado por males em ordem alfabética e dependo do seu problema, elas indicam de um a três livros com o mesmo tema que podem ser úteis no combate à "doença" que lhe assola.

Você pode combater a dificuldade de falar com o livro "Menino de Lugar Nenhum", do David Mitchell. Ou  se você precisa cuidar de alguém com câncer, o recomendável é ler "O Chamado do Monstro", de Patrick Ness. Tá com o coração partido? Recomenda-se ler "Jane Eyre", de Charlotte Brontë e assim por diante. Claro que não é só as obras indicadas, sempre acompanha uma "receita médica" com os motivos uma resenha da obra dando enfoque ao problema central.

O livro não é apenas composto dessas indicações, mas também são inseridas listas com melhores livros para chorar, romances fantásticos, livros para levantar o astral, livros para a adolescência, ou para ler na fase adulta e muitas outras. Ainda é possível encontrar males associados a leitura, como medo de começar, medo de calhamaços e não saber quais livros levar para as ferias, afinal, todo leitor quer levar sua estante para as férias (mesmo que sejam férias curtíssimas).

É um livro necessário para amantes de livros que falam sobre livros e mesmo que você não vá ler de cabo a rabo de uma vez, você pode usá-lo para consultas periódicas de acordo com o seu humor e necessidades. Mas se optar por lê-lo, certamente irá ser agradável conferir as dicas das autoras e conhecer novas obras.
A edição da Verus Editora está bem caprichada. As folhas são amareladas, com a diagramação bem organizada, facilitando o acesso as doenças em ordem cronológica, além de contar com índices de autores, títulos, listas e males. Vale lembrar que essa edição nacional foi recheada com obras brasileiras como Machado de Assis, Milton Hatoum e Guimarães Rosa (senti falta das autora brasileiras nessa inserção).

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários