Resenha #196: O Cotidiano e a História - Agnes Heller

Lido em: Agosto de 2016
Título: O Cotidiano e a História
Autor: Agnes Heller
Editora: Paz & Terra
Edição: 1
ISBN: 9788577530557
Gênero: Não-ficcional
Ano: 2016
Páginas: 124


Avaliação:    



Resenha:

Nascida em Budapeste em 1929, Agnes Heller estudou filosofia na Universidade Eotvos Loránd, onde foi aluna de Georg Lukács, de quem posteriormente se tornou assistente, seguidora e colaboradora intelectual. Juntamente com outros autores, como Ferenc Fehér, Gyorgy Márkus e Mihály Vadja, Agnes integra a chamada Escola de Budapeste, formada pelos discípulos mais próximos a Georg Lukács. 

Em O Cotidiano e a História, Agnes Heller aborda as questões da cotidianidade do homem. Para a filósofa, o homem já nasce inserido na vida cotidiana, sendo esta a vida de todo homem, pois todos a vivem, sem nenhuma exceção. Ninguém consegue desligar-se inteiramente dela e nem vivê-la intensamente. 


Por se tratar não de um livro literário, mas de conteúdo voltado para o meio acadêmico, não me aprofundarei nos pensamentos da autora. Entretanto, não posso deixar de registrar que a mesma apresenta uma análise crítica acerca da sociedade e seu funcionamento, analisando desde a função da história, passando por uma análise sobre os preconceitos e finalizando sua dissertação abordando o lugar da ética no Marxismo. 

Em vários momentos senti-me obrigado a pausar a leitura, tendo em vista que o nível intelectual exigido para a compreensão do texto é alto. Diversas palavras do meio acadêmico são utilizadas, o que talvez dificulte a compreensão de um leitor mais "leigo". No mais, indico a leitura àqueles que desejam adquirir mais conhecimento, quer seja para refutar suas teorias, quer seja para contestar os pensamentos da autora, tendo em vista que a pluralidade de ideias é o que concebe o avanço da sociedade. 

Vale salientar que Agnes Heller vive hoje em Nova York, onde leciona na New School for Social Research. A autora, pesquisadora e filósofa possui 87 anos.

Até logo,
Sérgio H.

Postar um comentário

0 Comentários