Resenha #188: Os Contos Completos - Alberto Mussa

Título:  Os Contos Completos
Autor:   Alberto Mussa
Editora: Record
Edição: 1
ISBN: 9788501107220
Gênero:  Contos brasileiros
Ano: 2016
Páginas: 400

Adicione esse livro ao Skoob



Avaliação: 



RESENHA


A obra Os Contos Completos de Alberto Mussa possui um título enganoso, isso porque quando lemos "Contos Completos" achamos que a obra de fato reúne todos os contos escritos pelo autor, porém, aqui há uma seleção entre seus escritos e ainda com alterações que o autor achou adequado realizar.
Dividido em quatro partes sendo "Histórias cariocas", onde as estorias se passam no Rio de Janeiro do século XIX; "Narrativas orientais", trazendo temas da cultura árabe;  "Relatos brasileiros", onde o autor busca mesclar fatos históricos do Brasil com sua ficção e "Variações Machadianas", que são desdobramentos da obra de Machado de Assis através do aturo Alberto Mussa.  

Alberto Mussa crê que as histórias são variantes de uma mesma narrativa, onde as os mitos são recriações de outros já existentes, cabendo assim toda a literatura em um livro.

O livro em um todo não brilhou, os contos não conseguiram me envolver, seja por seus temas, seja por sua construção de uma forma que aparenta misturar fatos históricos com ficção. A ideia é interessante, mas uma vez que o assunto não está em meu conhecimento acaba transformando a situação em algo fatigado e sem tanto envolvimento.
Mesmo assim, consegui gostar de alguns poucos contos, como o que abre a coletânea "A milha do galo", "A cabeça de Zumbi", que traz a narrativa de Zumbi dos Palmares e os dois novos pontos de vista acerca de Machado de Assis. E recomendo fortemente os dois textos que estão no apêndice do livro: "Decompondo uma biblioteca" e "Decálogo do leitor".

O gênero conto é uma ótima pedida para conhecer um autor, apesar de não ter gostado tanto da obra, ainda a recomendo para quem tem interesse em conhecer Alberto Mussa e sua escrita.

Até logo,
Pedro Silva

Postar um comentário

0 Comentários