Resenha #52: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Lido em: Dezembro de 2014
Título: Eleanor & Park
Organizadora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Romance
Ano: 2014
Páginas: 328

Adicione esse livro ao Skoob


Avaliação:   


Resenha

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendentes de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grandes” (ela pensa em si mesma como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família.

A narrativa começa quando Eleanor volta a morar com sua mãe, seus irmãos e seu padrasto, que a tinha expulsado no passado. No primeiro dia na nova escola, ela vira um novo alvo para as pessoas tirarem sarro. No ônibus, ninguém oferece um assento para ela, até que ela vê um lugar disponível ao lado de Park. Este não gosta quando Eleanor senta ao seu lado permanecendo imóvel e tentando ficar invisível, porém não reclama.

























A partir daí, os dois pegam ônibus juntos todos os dias, mas sempre ignorando um ao outro. Park sempre está escutando música e lendo seus gibis. Já Eleanor, tenta não incomodá-lo lendo os gibis dele pelo canto do olho. Percebendo a situação, Park começa a ler mais devagar para que ela o acompanhe. Após muitas leituras, eles acabam interagindo e ambos descobrem o mesmo gosto musical. Ao som de The Smiths e na imaginação dos quadrinhos, a relação dos dois cresce cada vez mais, com ele fazendo fitas de suas bandas favoritas e emprestando seus gibis para ela e com Eleanor cada dia mais ansiosa para vê-lo. Simplesmente passam de estranhos para apaixonados. Com a inexperiência das duas partes, o amor entre eles é cada vez mais intenso.

Eleanor & Park pode mostrar seu primeiro amor, porém discute de uma forma pesada dramas, como o bullying, a sexualidade, o padrão de beleza imposta pela sociedade, a agressão. Com o padrasto batendo na mãe, o bullying no colégio, problemas financeiros, Eleanor acaba sendo uma adolescente problemática, cheia de inseguranças e batalhas internas, mas ao longo de seu namoro com Park, ela tenta vencer essas batalhas, ganhando umas e perdendo outras.



A história se passa no ano de 1986, mas entre o ponto de vista de Eleanor ou Park, como os capítulos são divididos. A Rainbow Rowell deixou o enredo fascinante. Com uma escrita objetiva, ela acabou deixando o livro fluir livremente. Eleanor & Park me mostrou uma protagonista cheia de inseguranças na sua aparência e um menino desajeitado que tenta ajudá-la de todas as formas, aproximando o leitor da realidade de qualquer adolescente, cheia de paradigmas.

Sou dessas pessoas que choram por qualquer livro, principalmente se tiver um final doloroso, e com E&P não foi diferente. Se você gosta de livros românticos com uma pitada de drama e realidade, Eleanor & Park é uma ótima pedida. 



Resenhado por:
Sofia Fidelis

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá Serginho, tudo bem?
    Eu queria esse livro faz um tempinho, porém ainda não tive chance de lê-lo. Até agora não tinha vista nenhuma resenha, porém as críticas eram sempre positivas. Eu adorei a forma na qual você escreveu o livro, ele parece uma história bem fascinante e uma na qual eu estou precisando. Queria ler um romance e acho que já tenho minha resposta: Eleonor & Park.

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi SofIa :D
    Gente sua resenha ficou linda <3
    Tipo, li Eleanor e Park, mas não foi tão intenso pra mim, quanto parece ter sido para você. Achei o final bem Cidades de Papel sabe, aquela coisa que fica o sentimento: NÃO PODE ACABAR ASSIM. A história é muito fofa, e super leve mesmo, mas achei a Eleanor, em alguns momentos, um tanto devagar, e meio sem atitude. Não sei, foi uma impressão que tive.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li os outros dois livros da Rainbow, mas fico enrolando com Eleanor & Park por já saber que o final não é tão feliz assim. Acho que não vou resistir e lerei, mesmo sabendo das lágrimas que me aguardam no final.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa desse livro muito 'fofa', porém to meio cansada desses romances que não passam de romances para te fazerem chorar. Mas se alguém me desse de presente eu leria com prazer (dica para vocês) uashduashduahsd

    http://escritoseestorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Já li este livro e gostei muito da escrita da autora e de toda a história, mas achei o final meio sem sentindo não consegui entender muito bem mas claro gostei do livro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rainbow é amor ♥ Eleanor&Park é amor ♥ ahauah
    Acho que é daquele tipo de livro que você pode até enjoar numa hora ou outra, mas pela sensibilidade, não dá pra nãaao gostar! Ahaha
    https://inventandopalavras.wordpress.com/2015/01/21/resenha-eleanorpark/

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro e, sim, eu chorei T-T
    É um livro tão fofo!!! Queria o Park para mim! heheh

    Ótima resenha! Bjos ^^

    http://casteloanimado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá. Sempre leio coisas muito boas a respeito desse livro, mas ainda não tive a chance de lê-lo. Quero muito conhecer e me apaixonar pelas personagens assim como acontece com todos que leem as obras de Rainbow.
    Um grande beijo

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uma vez eu quase comprei esse livro, ainda botei no carrinho, mas desisti porque achei que fosse aquela coisa de mulherzinha sofrendo demais pelo boy. A Eleanor parece ser o tipo de personagem que eu gostaria, não sei se o romance deles também seria, gosto de romances complexos, que tenham um pouco de intensidade/ drama. Nunca li nada dessa autora porque imaginei que fossem romances água com açúcar, mas vou procurar mais desse livro.
    Abração.
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!