Resenha #50: O Presente do Meu Grande Amor

Lido em: Dezembro de 2014
Título: O Presente do Meu Grande Amor
Organizadora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Gênero: Contos
Ano: 2014
Páginas: 352

Adicione esse livro ao Skoob

Avaliação:    



Resenha

Creio que muitos de vocês devem ter ouvido falar bastante desse livro, principalmente no mês passado. Isso pode ser explicado pelo fato de que "O Presente do Meu Grande Amor", livro organizado pela autora Stephanie Perkins, traz ao leitor uma seleção de contos com enredos bastante variados, mas com foco principal no período natalino. Contando com a presença de autores renomados, como Holly Black (Crônicas de Spiderwick), Gayle Forman (Se eu Ficar), David Levithan (Todo Dia) e Rainbow Rowell (Eleanor & Park), a obra como um todo é muito bem estruturada e consegue agradar a todo tipo de público, desde os românticos aos que adoram uma literatura fantástica. 

Como cada conto foi escrito por um autor diferente, não há um padrão de escrita, o que é bom. A leitura se torna mais dinâmica e menos cansativa, deixando o leitor mais a vontade com o livro. Por esse motivo, comentarei abaixo sobre os três contos que mais chamaram minha atenção. 

Anjos na neve - Matt de la Peña
Shy é jovem adulto que saiu de casa para cursar na Universidade de Nova York, mas por não possuir uma renda elevada trabalha em uma livraria em seu tempo livre. Mike, que é o dono da livraria e também seu amigo, o pede para passar o feriado de Natal cuidando de sua gata Olive, no apartamento dele, em troca de uma gratificação. Por não ter como voltar para casa pela falta de dinheiro, Shy aceita o 'trabalho'. Entretanto, ao passar algumas horas sozinho com a gatinha no apartamento, percebe que não possui nenhuma comida na despensa, exceto alguns poucos pães, cenouras e uma barra de chocolate. Para completar a situação, uma terrível nevasca assolou a cidade, trancafiando cada cidadão em sua própria casa. É aí que Shy conhece Haley. A 'vizinha de cima' está com um problema no encanamento e decide chamá-lo para saber se ele consegue resolver, e a partir daí os dois criam uma relação amigável, mas ao mesmo tempo conturbada, que se desenvolve e uma maneira emocionante.
Minha opinião: Não sou muito do tipo que lê romances, mas fiquei encantado com esse conto. Matt de la Peña consegue arrancar inúmeras risadas durante o enredo, mas sem ser apelativo. Há uma leve crítica ao orgulho em seu conto, que trabalha muito na questão de aceitação própria. Conseguimos notar também uma leve demonstração de como o amor pode ser improvável, além das coisas que podemos fazer em nome dele. O desfecho da obra é bem melancólico, mas muito fofo. Uma verdade: fiquei com uma tremenda vontade de ler mais livros do autor :)



É um milagre de Yule, Charlie Brown - Stephanie Perkins
Toda a história começa por causa de uma voz: a dele. Marigold é uma adolescente fascinada pela criação de animações, que ela mesma produz, edita e dubla (às vezes, com a ajuda de amigos). Entretanto, para seu novo personagem, ela necessita de uma voz mais marcante, e é então que ouve a de North. Ele é um dos trabalhadores de uma fazenda onde se vendem pinheiros para o Natal, local os cidadãos compram suas árvores para o período. Há mais de um mês Marigold visita a fazenda; afinal, como pedir um favor tão íntimo para um estranho? Por uma obra do acaso, os dois acabam se esbarrando na plantação e ele a reconhece, e para despistá-lo ela acaba comprando uma árvore que nem precisava (e que talvez pese no orçamento, já que ela vive com sua mãe em um apartamento alugado). Entretanto, com a aproximação, os dois acabam se conhecendo melhor e começam uma amizade verdadeira, de fazer o leitor se apaixonar.

Minha opinião: Há tempos eu não lia um conto romântico tão bom quanto esse. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Stephanie Perkins, mas depois dessa leitura adicionei "Anna e o beijo francês" em minha lista de futuras aquisições. A autora consegue ser simples em sua narrativa, mas sem perder o glamour. Percebemos também que, para tudo que a autora escreve, há todo um estudo por trás. Ela realmente sabe o que está escrevendo. Rapidamente conseguimos criar um vínculo com os personagens principais e nos identificar neles. Também sentimos seus medos, aflições e ambições. Apaixonei-me.


Bem-Vindo a Christmas, Califórnia - Kiersten White                    Maria é uma adolescente, mas já está quase com idade para ir à universidade. Sua mãe e seu padrasto, donos de um restaurante onde ela trabalha meio expediente em um vilarejo bem pequeno chamado Christmas (na Califórnia), não conseguem obter uma renda muito elevada e por isso não possuem economias para mandar Maria para alguma das melhores universidades do país. Entretanto, a protagonista já está cansada da monotonia de onde vive e decidiu, há algum tempo atrás, reunir todas as gorjetas que recebia no restaurante para fugir dali assim que terminasse a escola. Após a morte do antigo cozinheiro e a chegada no novo, chamado Ben, Maria começa a criar um vínculo maior com o restaurante e presencia uma mudança radical no astral de sua 'região censitária'. 
Minha opinião: Uma leitura agradável. Eu ainda não conhecia a autora, mas fiquei encantado com sua forma de escrita e narração dos fatos. Os personagens são tão bem construídos que temos vontade de abraçar cada um eles. Todas as pontas do enredo se encaixam, e mesmo sendo altamente consistente, não deixa de ser também uma estória envolvente e sentimental.  A autora consegue ser altamente perspicaz em seu conto. Começamos a leitura achando uma coisa, mas ao final da leitura, descobrimos que nada daquilo que tomamos como verdades absolutas são realmente verdades. Um conto que nos ensina a não realizar pré-julgamentos: pessoas podem nos surpreender.

***

Para completar minhas impressões da obra, gostaria de exaltar o excelente trabalho gráfico feito pela Editora Intrínseca. Na capa, conseguimos distinguir os doze casais protagonistas dos contos. Embora a diagramação seja simples, não consegui detectar nenhum erro, seja ortográfico ou de escrita. O exemplar possui orelhas (que são enormes!), folhas amareladas e macias e capa e contracapa com verniz aplicado em algumas localidades. Simples e bonito, como o Natal.

E então, pessoal? O que acharam? Comenta aí! ;)


Até logo,
Sérgio H.



Postar um comentário

25 Comentários

  1. Mais um para minha lista de desejos. Adorei a resenha, parabéns.

    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio, tudo bem?
    Vi o grande destaque que esse livro teve mês passado, porém não tinha vontade de tê-lo comigo até ler sua resenha, o livro parece simplesmente perfeito. O natal já passou mas minha vontade de ter o livro acabou de começar.
    Vi que você citou alguns escritores no qual eu não conhecia e gostaria de saber o que você achou do conto do David Levithan?
    Abraços.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Ita!

      O conto do David é muito bem escrito e, claro, envolve um casal gay. Entretanto, achei o conto dele apagado perto dos outros que citei na resenha. De toda forma, o amei também ;)

      Obrigado pela visita *-*

      Excluir
  3. Olá Sergio,
    olha eu li ate hoje somente um livro onde havia contos de vários autores famosos, mas não gostei muito, achei muitos contos sem começo, meio e fim. E acabei que banindo este tipo de leitura do meu habito.
    Porem a forma como você fala sobre esses contos logo acima, eu me senti tentada a conferir, ate por que você diz que a leitura foi ótima. Acredito que elas sejam melhores e mais desenvolvidas. Outro lado bom de livros com contos é que através deles temos o conhecimento de como o autor leva uma historia, não importa sendo longa ou rápida, e assim acabamos conquistando uma carinho e gostando da escrita.
    Gostei bastante da capa, é bem natalina e trás aquele tipo de paz, sabe. Fora que as cores foram bem trabalhadas e deixaram o livro com harmonia.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  4. Oi Ser!
    Vou nem comentar minha imensa vontade de ler esse livro. To esperando so o momento certo pra atacar. Resenha ficou incrivel e fiquei com mais vontade ainda de pular no da Perkins :3 Espero ter tambem essa boa visão.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Ola Sérgio adorei a premissa dos contos esse da árvore de Natal e imitações achei tão fofo, eu já li Anna e o beijo francês adorei uma leitura leve, ainda não consegui ler livros com temas natalinos, adorei a ideia de reunir vários autores consagrados para esse livro. Gayle que foi uma surpresa com Se eu ficar. Preciso correr com a leitura já já e carnaval e estou no Natal ainda hehe . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  6. OOoi,

    Eu vi realmente, varios resenhas sobre o livro. Fiquei com vontade de ler, mas na época eu tinha parado de comprar um pouco (alias ainda estou sem comprar).. Gostei dos contos que você citou, o que eu mais gosto de livros assim é o fato dele ser bem mais dinamico, não cansativo. Adoro quando isso acontece e eu acabo devorando mais ainda.
    Sou fã de diagramação simples e achei a capa uma fofura. Espero ler até o natal do ano que vem :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Hoje que fiquei sabendo que eram os 12 casais na capa em outra resenha, achei o máximo isso! Amo romance e amo fantasia e, apesar de não ser fã de contos, tenho bastante vontade de ler esse livro para conhecer a escrita dos autores que participaram.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gente, sou apaixonada por livros natalinos!
    Que bacana que os contos são bastante ecléticos, né?! Assim não dá pra enjoar rs.
    Fiquei babando naquele kit fofo desse livro que a Intrínseca enviou para os parceiros. A capa tá linda e, segundo boas línguas, cada pessoinha da capa representa um personagem. É verdade?

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Estou curioso com esse livro, mas acho que se eu for ler, será no próximo Natal, mesmo eu não sendo o cara que faz leituras de temas determinados em suas determinadas épocas. Também não sou fã de romances, mas gosto de contos e acredito que possa gostar de vários desses. Fiquei curioso com o conto do Levithan e Rowell, que parecem ser bacanas. Gostei de saber deste da Matt de la Peña.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sérgio, que resenha mais detalhada! Ganhei esse livro de aniversário no fim do mês passado e fiquei muito feliz por conter contos de autores que eu amo como o David Levithan e a Rainbow.
    Adoro natal e tudo que esteja envolvido nele e por isso tenho certeza que assim como você, vou adorar essa leitura. Além da resenha estar super bem escrita, as fotos também estão adoráveis, parabéns!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sérgio!!!
    Eu vi o livro por alto, nem sabia muito a respeito, até porque ainda não li nenhum livro dos autores que participaram desse rsrs
    Mas quer saber de uma coisa? Fiqueiiiiiiiiii mega encantada *-* Sua resenha é a primeira que leio, e mesmo não sendo muito fã de contos, fiquei com muita vontade de ler "O presente do meu grande amor".

    Parabéns pela resenha e pelas fotos - adorei tudo!!! Obrigada pela dica :')

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá =)

    Confesso que livros com essa temática não me agradam tanto, mas como gosto de conhecer autores novos esse livro é um dos melhores jeitos. Vamos ver se compro para ler e ver o que acho. Mas não está no topo da lista de desejados. Adorei a sua resenha detalhada :)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sérgio, li o primeiro conto desse livro para me animar com o Natal (ok, a temática dele nem era o Natal), mas queria conhecer a escrita da Rainbow Rowell e gostei bastante. Os três que você destacou me chamaram a atenção, pretendo continuar a leitura dos contos no próximo Natal. Pelo que você descreveu, provavelmente eu comece por Anjos na Neve.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  14. De uma forma geral, eu adorei o livro. Claro que tem contos que eu gostei mais que outros. O da Rainbow, por exemplo e da Gayle foram um dos meus preferidos. Para a época do Natal, o livro é delicioso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sérgio, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, e fiquei com bastante vontade de ler esse livro quando saiu, tem autores que eu gosto muito, além disso, a capa é linda. Vou deixar para esse ano! Gostei bastante dos três contos que você destacou, o legal é que além do romance, trás sempre mensagens importantes em todos eles... é realmente uma leitura ideal para o Natal.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Sérgio, tudo bom?
    Eu já tinha visto uma resenha deste livro, mas a sua me deixou com vontade de tê-lo para mim.
    Os contos realmente parecem apaixonantes demais. E mesmo sendo simples creio que vale apena adquiri-lo. Não li nenhum livro dos autores dos contos do livro. Acho que seria uma boa oportunidade para descobrir a escrita de cada um. bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Onde é que eu andava no mês de Dezembro que não ouvi falar desse livro??? o.O Que estranho hahaha eu curti a premissa (pois estou me aventurando cada vez mais pelo mundos dos contos) e fiquei interessada na leitura (mas se eu tivesse no natal eu até compraria ele, mas hoje eu já não sei mais haha sou estranha), Anna e o beijo Francês é bem gracinha e fofo, espero que goste da leitura dele. Ai, acho que vou comprar só para ler o conto Anjos na neve ;) Vou me decidir ainda.

    ^^
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  18. Lindo mesmo! Ganhei de Natal do meu marido e tô apaixonada. Adoro ir lendo e identificando os casais na capa. Já li 2 desses 3 que vc destacou e concordo. Achei uma ótima sacada fazer uma antologia com esse tema, sou apaixonada pelas festas de fim de ano. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Sérgio!
    Só vi elogios a esse livro até agora.
    São doze contos que vão encantar o leitor. Pena não ter podido ler na época de natal.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá.... eu achei seu ponto de vista referente aos livros magnifica, porém não curto contos de natal, então seria um livro que com certeza eu não iria ler e até me cansaria... mas penso que se a leitura de alguns contos foi válida para você é o que importa... pelo que percebi boa parte dos leitores que leram esse livro não gostaram dos contos dos autores renomados... Xero!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sergio! Acabei de levar um susto, acredita que fiquei totalmente por fora desse lançamento? Não vi absolutamente nada sobre ele. Apesar de ter ficado morrendo de vontade de ler por conta dos autores, não acho que eu vá ler esse livro, porque não me dou bem com contos. Sempre me decepciono, quando começo a me apegar a história, ela vai lá e acaba rs. Mas para quem gosta desse tipo de história, parece ser um ótimo conjunto. Adorei saber sobre o livro.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oooi, tudo bem?
    É verdade, vi muito desse livro no mês de Dezembro, mas nenhuma resenha me chamou tanto a atenção como a tua. Me fez querer não só o livro, mas mais romances em si.
    Mas me da uma tristeza ler contos, quando começamos a nos apegar com a história e aos personagens, Buff' a história acaba deixando, sempre deixando, aquele gostinho de quero mais :/

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Sérgio como vai ?
    Tava te devendo uma vista aqui ahsuhasuah bom, aqui estou !!!
    Sim, pode parecer um pouco clichê, mas sua resenha me deixou com vontade de ter esse livro e lê-lo, gostei muito dos contos citados por você e gostei mais ainda das fotos que você tirou, ficaram muito boas. Se o livro agrada dos românticos aos que gostam de fantasia, deve ser bem interessante, por isso esse livro vai para minha lista.
    Abraços, Carlos.

    E se fosse verdade?

    ResponderExcluir
  24. Oii =)

    Quero muito esse livro!! O natal é a minha época favorita do ano! Gosto de contos que envolvam essa data. Claro que eu preciso desse livro!! Suas fotos ficaram lindas demais! Parabéns pela resenha!!

    Beijos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!