TAG #4: Copa de Livros


Hey, galera!

Hoje trago para vocês a TAG que a Bárbara, do blog Toca dos Livros, nos indicou.
Criada pela Patty, do blog Coração de Tinta, a tag tem intuito de fazer com que todos nós entremos no clima da Copa! 

Então vamos começar! :3

1) Escolha livros na sua estante que represente as cores da bandeira brasileira:

Verde: Identidade Roubada
Amarelo: No Escuro
Azul: Extraordinário
Branco: Como Falar Com Um Viúvo



2) Festa da Abertura: É dia de festa, a alegria contagia a multidão e o clima descontração deixa tudo mais leve.Com isso em mente indique um livro leve e divertido pra entrar no clima da festa.


Tendo sido uma das minhas últimas leituras, Will & Will, do John Green e David Levithan conseguiu me surpreender. O enredo possui diversas passagens cômicas, sem precisar seguir para o lado apelativo. Simplesmente magnífico!


3) Jogo de Estreia: É dia de estreia. Nervos à flor da pele. Você já estourou a pipoca, pegou o guaraná geladinho e o jogo nada de começar. A ansiedade já está atingindo o grau de máximo em sua escala. Quem é louco por livros também fica ansioso. Então me diga, qual é ou foi o lançamento mais aguardado por você em 2014?



Não havia nenhum livro que eu estava esperando lançar, mas havia este que eu estava ansiosíssimo para colocar as mãos. Silo, de Hugh Howey, conseguiu me encantar com o enredo e o trabalho da arte de uma maneira indescritível. Cheguei a passar dias procurando descontos na internet e em livrarias locais! Uma loucura...


4) Narrador "Cala o Boca Galvão", o famoso pé no saco: Chegou o grande dia, porém o narrador do jogo é um porre. Quem nunca se deparou com uma narrativa arrastada e difícil de digerir? Qual foi o livro que tinha tudo pra ser cinco estrelas, porém a narrativa se tornou um problema?


Por se tratar de um thriller puramente psicológico, o livro se torna exaustivo. A Mulher Silenciosa é pequeno, mas a autora ficou tão presa aos fatos que esqueceu de acrescentar um pouco de ação ao enredo. Esta foi uma das minhas decepções literárias do ano... a premissa é excelente; a narração não!


5) Eliminados na primeira fase: Acabou a primeira fase e algumas seleções dão adeus ao sonho da Taça. Nem sempre um livro ou uma série nos convence logo nas primeiras páginas, qual foi o livro, ou série que você desistiu de ler ou abandonou a leitura logo no início.


Eu não sou o tipo de pessoa que abandona livros. Sempre penso: "ah, talvez melhore nas próximas páginas" e acabo terminando a leitura. Porém, se há um livro que demorei eternidades para ler por causa do enredo enfadonho, este livro chama-se Convergente. Veronica Roth simplesmente te deixa com milhões de expectativas no final de Insurgente e faz uma bela merda porcaria no último livro da trilogia... foi simplesmente decepcionante. 


6) O artilheiro da Copa: O jogador que marca mais gols na copa é considerado o artilheiro, para os que não sabem o jogador Ronaldo é o maior artilheiro de todas as edições da copa. O mundo literário também possui seus artilheiros, autores que batem um bolão em todos seus lançamentos. Qual é o autor que está batendo um bolão em sua opinião?


Embora eu tenha lido quase todos os livros do autor e gostado apenas de um, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que John Green é um dos autores mais badalados do momento. Seus livros estão em praticamente todas as listas de mais vendidos ao redor do planeta, além de suas obras estarem sendo transformadas em adaptações cinematográficas (o que aumenta ainda mais o público!). Meus parabéns, João Verde. 


7) A Zebra da Copa: Futebol é uma caixinha de surpresas, e alguns resultados inesperados são considerados como "zebra". Isso aconteceu em 1986 onde a seleção da Argentina mesmo com o Maradona em campo foi surpreendida pela seleção de Camarões, e perdeu o jogo por 1 a 0. No mundo literário sempre nos surpreendemos também. Qual foi o livro que você não dava muita bola que acabou ganhando seu coração?


Recebi O Segredo do Meu Marido de presente da Editora Intrínseca e não esperava muito dele (já que, por não ter lido a sinopse e ter olhado apenas a capa, imaginei que fosse algum livro voltado à problemas de casais). Porém, após ler a sinopse e começar a leitura, me prendi de uma forma tão surpreendente ao enredo que ele acabou se tornando um dos meus livros favoritos desse ano!


8) A Grande Final: Duas grandes equipes se destacaram, lutaram e chegaram a final. Porém somente um capitão vai poder levantar a taça e gritar é campeão. Ao segundo colocado cabe amargar a tristeza da derrota. Para simbolizar a tristeza, escolha um livro que te fez chorar ou te emocionou muito.



Extraordinário é um daqueles livros que possui um enredo excelente e realista, com uma linguagem de simples compreensão. Sem dúvidas, essa obra deveria ser lida por todo o mundo, já que nos faz entender melhor o próximo, deixando bem claro em nossas mentes que somos todos iguais, independente de nossas diferenças. Sacou?


9) E para finalizar a Tag, escolha o melhor livro lido em 2014.


Fiquei em dúvida entre uns 5 livros, mas por fim escolhi Todo Dia, do David Levithan. A história de do personagem principal "A" é tão curiosa e envolvente que acabar a leitura não foi um problema... o problema foi parar de ler. Fiquei trancado no meu quarto enquanto estava havendo uma festa aqui em casa apenas para terminar esse excelente livro... dá pra acreditar? PS: eu não me arrependo, haha.


Enfim, pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado. Passo a bola então para os quatro blogs a seguir:

  1. Encantos Paralelos
  2. Na Cabeceira da Cama
  3. Leitor Sagaz
  4. Blog Mais Que Livros
Se você não foi marcado, não se acanhe! Responda também esta tag.

Até mais, galera!

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Aaah

    Essa TAG é demais, muito legal *-* Eu adorei responder ;) Gostei muito das suas respostas!

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Super curti essa Tag e as respostas foram ótimas, "Todo Dia" tbm foi o melhor livro que li esse ano, mas eu já no caso lia escondido no trabalho KKK

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. amei a tag! super legal, adorei suas respostas!
    Achei que só eu que fiquei supeeeer decepcionada com convergente, então adorei saber que você também ficou hehe
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a tag, ameis suas resposta e estou louca para ler Extraordinário" e "Convergente"
    falogarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Sergio, muito obrigado pela indicação, mas pela programação a copa no Encantos Paralelos chegará atrasada '-'
    Logo de cara já me lembrei do VicMarcos com Identidade roubada e Como falar com um viuvo, pois são dois livros que ele é quase tarado de paixão (principalmente Identidade Roubada). Confesso que abandonei a leitura de Will & Will por conta da MAratona Literária, mas estava detestando a narrativa do João Verde, a do David tava anos luz na frente :/
    Nunca me interessei muito por Silo e A Mulher Silenciosa uma outra amiga blogueira falou a mesma coisa que vc na resenha dela: Disse que a narrativa era muito cansativa.
    Acelerando os fatos: Estou louco para ler Insurgente, mas já me contaram o final de Convergente (broxa literária). Até agora João Verde só me impressionou em ACEDE, tenho vontade de ler Extraordinário mas nunca compro e presenteei minha namorada com Todo Dia já pensando em pedir emprestado.
    Ufaa...
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sérgio, como o Vic Pink falou acima, pela programação essa tag só daria para responder na próxima copa hahahaha Mas obrigado por lembrar da gente.
    Ahh eu sou mesmo tarado por Identidade Roubada, Como Falar com um Viúvo, Extraordinário e No Escuro *-* Todos são livros maravilhosos!!!
    Eu tenho Convergente e estou enrolando para ler porque eu também já sei o final hahaha.
    Mas eu adorei Divergente e Insurgente.
    Você sabe que tenho muita vontade de ler O Segredo do meu Marido, você e a Ana são doidos por esse livro!
    Eu terminei o livro A Culpa é das Estrelas, eu gostei. Mas eu prefiro Cidades de Papel.
    Achei a tag muito legal, espero uma parecida em 2018.
    Abraços! Encantos Paralelos!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tudo bom?
    Bem interessante essa tag, só tinha visto a das cores, mas essa é bem melhor, gostei da ideia de colocar as coisas da copa em relação aos livros, essa copa com certeza eu curto! :D
    Não li todos livros citados acima, mas concordo que Extraordinário é um livro que deveria ser lido por todos, pois passa um mensagem muito boa sobre bullying e preconceitos estéticos. O tio Verde com certeza virou uma febre entre leitores e pessoas não tão leitoras assim haha, acredito que já está virando ou já virou modinha, mas superemos.
    Fico feliz em encontrar mais uma pessoa que tenha 'Como falar com um viúvo' na estante, achei um bom livro, porém acho que ele é pouco conhecido.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    mbgsuzart1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    adorei a tag, só tinha visto a tag arco-íris mas gostei dessa sobre a copa do mundo. Copa é uma coisa que contagia a todos. Só li alguns dos livros que citou e adorei!
    Acho que vou responder essa tag no meu blog.
    Até mais :D

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro essa TAG!
    Por mais que John Green esteja em todas as paradas de sucesso, acredito que ele vai ser um novo Sparks, vai lançar muito da mesma coisa sabe?! Aqueles livros que parecem que sairam do mesmo molde....
    To com o Segredo do meu marido para ler! Estou muuuito curiosa, ainda mais com sua indicação! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei essa tag demais! Ainda não tinha visto em nenhum blog antes, acho que não dá mais pra fazer no meu blog mas tudo bem.
    Gostei dos livros que você escolheu, quero muito ler O segredo do meu marido e Will & Will.
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Achei essa Tag bem criativa e interessante, mas nem dá para fazer mais já que a copa acabou. Mas gostei das suas escolhas.
    Identidade Roubada é o livro que mais tenho curiosidade de ler, desses que vc apresentou.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!