Resenha #18: A Garota da Casa Grande - Amanda Marchi

Lido em: Junho de 2014
Título: A Garota Da Casa Grande
Autora: Amanda Marchi
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542800234
Gênero: Romance Nacional
Ano: 2014
Páginas: 112

Sinopse: O livro “A Garota da Casa Grande” é narrado por sua personagem principal, Georgia, que, sarcástica e ironicamente, apresenta-nos seu mundo através de seus belos olhos azuis. Presa na casa de sua avó em uma cidade pequena, onde não há nem ao menos um shopping, ela se vê em uma rotina monótona até conhecer Alice, sua vizinha, não da frente, mas, da diagonal. Um romance, sobretudo, entre seres humanos, que lutam contra o preconceito da cidade pequena e de si mesmas.


Avaliação:      
   


Resenha        

Olá, pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês a minha recente alegria com a literatura nacional. Como participo de muitos muitos mesmo sorteios literários, tive a sorte de ganhar um exemplar da obra em questão. Por ser um livro bem pequeno, decidi lê-lo antes dos outros que tenho (não só pelo seu tamanho, mas também pelo seu conteúdo, que me despertou curiosidade). Confiram que a Amanda ainda autografou o livro... que menina amável! ;)


Em "A Garota da Casa Grande", conhecemos logo de cara a protagonista Georgia, uma menina de dezessete anos e que vive em uma metrópole, mas que sempre passa suas férias na casa de seus familiares em uma cidade do interior. Para ela, quanto mais anos se passavam, menos atrativa a casa da sua família ia ficando. Os dias, como narrados, pareciam cada vez mais monótonos e chatos. 

É ai que, em um passeio casual com o cachorro da casa, Max, Georgia acaba por conhecer Alice, uma bela garota que ela já havia visto de longe (e que, por sinal, mora não na casa da frente, mas da diagonal!). Depois desse encontro, uma amizade entre as duas é formada, um vínculo que dispersa todo o tédio da cidade de interior. O relacionamento homossexual, fruto do relacionamento entre as duas, é tão puro e mútuo que se torna impossível continuar com qualquer tipo de preconceito após a leitura (não que eu tivesse algum :3)

"Tinha que parar com essa mania de me envolver com pessoas extremamente complicadas...E arianas. Se bem que praticamente isto é um pleonasmo, mas não vem muito ao caso no momento." 

Além do tema homossexualidade, o enredo aborda temas como álcool, uso de drogas, sexo e outros tópicos que, de uma forma ou de outra, estão no campo adolescente.

Amanda Marchi consegue expôr a intolerância e a quebra dela de uma forma tão simples e bonita que chega a ser comovente. Também é retratado no enredo o medo de aceitação dentro da própria família, além do acolhimento que ela pode lhe proporcionar. O livro é bem narrado, bem escrito e possui um fluxo consistente e detalhado, porém curto. Vale salientar também este é o livro de estreia da autora. Espero que mais obras venham por ai!

Sobre o exemplar físico, afirmo que ele é de excelente qualidade. A capa possui verniz aplicado em algumas localidades, como nas letras e no desenho das xícaras, o que deixa o livro com um toque sofisticado. As folhas são amareladas que delicia e a diagramação está perfeita! Parabéns para a autora e para a Novo Século.

Enfim, galera, super indico este livro para vocês. 

Até logo, pessoal!
Sérgio H.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Parece que o livro é bom mesmo, nunca tinha ouvido falar,
    que legal que conseguiu o autografo, também tenho alguns que adoro.
    Ótima resenha e bem do seu estilo.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    Território das Garotas
    twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi sergio, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui para lê-lo, minha prima já leu e adorou e por se tratar de temas como esse que me interessa mais ainda pois essas coisas existem na vida de todo mundo mas não é muito comum ver em livros.
    Adorei a ideia da autora e pelo que já andei lendo parece ser um ótima história.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sergio tudo bem ?
    Eu já conhecia o livro e um pouco sobre a história. Vi a autora no skoob e ela me contou um pouco sobre o tema e abordagem que o livros nos traz. É de fato um tema polêmico, ainda mais na sociedade em que vivemos onde o preconceito é difundido por todos os lados, mas como você disse o livro retrata o romance de uma forma tão bonita é é impossível sentir tal preconceito, ainda não li, mas espero ter a oportunidade.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, oi Sérgio.
    Eu estou um pouco depressiva porque tive revelações hoje sobre a bonequinha do meu blog.
    Esse é um dos livros que eu leria com muita facilidade, parece ótimo!
    E é autografado *-*
    Amei a resenha! Me deixou tão, tão, tão curiosa!
    Ficou incrível.

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece que e bom to loca pra compra

    ResponderExcluir
  6. Todo livro que a gente ganha em sorteio tem um gosto especial, não é, Sérgio? Eu tenho essa impressão pelo menos! Gostei muitoooo dessa capa, estou montando uma post de livros com temático homossexual, com certeza vou colocar esse lá na lista. Legal que o livro seja nacional e aborde algo tão atual e ainda mal discutido, dei muita risada com essa citação - e pelos arianos que conheço, de fato, é pleonasmo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sergio,
    nossa a autora por ser estreante realmente entrou no meu conceito de autoras. Pois falar sobre a homossexualidade é difícil e um tanto preconceituoso com pessoas de mente fechada. E já esta autora não, sem medo ela faz uma obra desta que - como disse - entrou já na minha lista.
    Sim, eu li sua resenha, e gostei dos pontos levantados, sobre o relacionamento, os conflitos, e a trama no total. Curiosa? Sim, estou bastante para conhecer esta historia e saber como e o fim dela, pois espero que tenha sido bom, hei.
    Amei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  8. Olá Sérgio, gostei muito da resenha, ficou bem objetiva e ao mesmo tempo conheci bem a história. O interessante é que essa é a primeira história que vejo que tem romance homossexual entre duas mulheres e ainda mais nacional, deve ser diferente e legal ainda mais que trata outros assuntos atuais. Enfim, é super bacana ler um livro nacional autografado e gostar ^^

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Já tive duas experiências com livros homossexuais e posso dizer que foram uma das minhas melhores leituras de romance, uma leitura mais centrada sem muitos altos e baixos que alguns romances héteros acabam tendo. E o título, sinopse e resenha realmente demostram isso que eu citei um romance simples, envolvente e que faz refletir sobre o preconceito. Espero que a autora prossiga escrevendo e encantando os seus leitores como ela fez em seu livro de estreia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sérgio!
    Eu adorei a sua resenha. Está muito bem escrita. Só que não gostei do conteúdo do livro. Não gosto de histórias homossexuais. Mas pra quem gosta o livro deve ser muito bom.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ola Sérgio não conhecia esse livro , realmente a autora abordou assuntos polêmicos no livro o que atiça minha curiosidade para ler , e saber como ela conduziu a trama . Que bom que gostou da leitura. abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Sérgio

    Vou confessar: no geral eu dispenso todo e qualquer tipo de romance romântico que surge na minha frente, só leio mesmo alguns que eu fico bem curioso. Com este em especial, que eu não conhecia, até me interessei principalmente por conta do romance ser entre duas meninas e tudo mais (fiquei bem curioso para ver como isso será desenvolvido), mas ultimamente ando numa vibe muito diferente, lendo coisas policiais e misteriosas. Quem sabe um dia, se tiver a oportunidade, acabe me interessando mais.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sérgio.
    Eu participo de muitos sorteios também, mas a sorte raramente está ao meu lado rsrs.
    Bom saber que a autora além de tratar um tema tabu como a homossexualidade, também aborda outros assuntos complicados, fiquei curiosa pra conhecer a narrativa dela, e saber como ela conduziu a situação.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Já tinha visto esse livro em algum blog, que não me lembro o nome agora, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, falando a verdade o tema não me chama atenção, mas acho que leria ele sim, a capa é tão linda né? Quem sabe um dia eu o leia, parabéns pela resenha, e o livro está autográfado é tão fofo isso.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já ouvi falar desse livro e até tenho uma certa curiosidade em ler ele, imagino que deve ser uma história bem bacana e o tema chamou bastante a minha atenção, mesmo eu não sendo homossexual, acredito que iria gostar da história oo/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Não me interessei pelo livro, não costumo gostar de livros tão curtos e a história não me atraiu, apesar de ter achado legal a autora falar de temas importantes. Mas que bom que curtiu a leitura!

    Estou com saudade de ganhar sorteios, rs, mas ultimamente nem tempo pra participar eu tenho. :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito da história, e achei super interessante a autora abordar temas tão cotidianos.
    Livro que trazem um "quê" de realidade, me atrai, vou atrás desta obra. Gostei muito!

    Beijoooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  18. Em geral, eu não gosto da linha editorial da Novo Século. Pode parecer preconceito meu, eu sei, só não costumo gostar e não sei se foi a sua resenha que foi muito bem escrita, mas eu me interessei bastante por esse apesar de ser curtinho. Livros sobre temas do dia-a-dia são em sua maioria sensacionais!

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!