Contos de mentira é o vencedor do
prêmio Sesc de Literatura 2010, e a obra de estréia de Luisa Geisler, quando a
autora tinha apenas 19 anos. É um livro sobre as pequenas mentiras que contamos
aos outros, e a nós mesmos, as mentiras que nos fazem humanos e ser quem somos.
O livro possui 128 páginas e 17 pequenos contos, alguns são mentiras metafóricas, outros sobre pessoas que vivem uma existência de mentira, ou aquele que esconde quem realmente é, ou aquelas pequenas mentiras que contamos no dia a dia, como o “está tudo bem”.
“Atravesso as calçadas pra ter avenidas inteiras só pra mim. Às vezes, evitar as pessoas me faz bem. Como se, quando eu estivesse numa multidão, a multidão sugasse minha energia.” Pag.82Os contos são breves, e dão a impressão de um curta cinematográfico, com cortes rápidos, ao ler os textos imaginamos com precisão as cenas, cores e personagens. A narrativa da maioria dos contos não é linear, não possui principio, meio e fim. A historia começa em um ponto qualquer, e o desfecho na maioria dos casos ficam a cargo do leitor.
“Ela sorria um sorriso por vez, vaga-lumes solitários que lhe escapavam do jarro quando ela se distraía. Cada vez que ela sorria, Benjamin queria dar o Mundo a ela.” Pag.126Alguns dos meus contos preferidos foram “O Vinco” onde um jovem tímido Rodrigo Haruo Kawasaki, um estudante da Escola Politécnica da USP, tem como hobbie fazer origamis para presentear amigos, e dentro escrevia frases, segredos, pois sabia que ninguém leria já que elas nunca os abrem. Ele presenteia Isabela com um origami e uma frase, aí as coisas começam a acontecer, ou não.
“—Mãe, eu sei por que você e o pai não tão mais juntos — Mariana diz. É falta de praia. O pai não gosta de praia. Mas você ama praia, né, mãe? —Ela abre um sorriso imenso.” Pag. 85Super recomendo a leitura, principalmente para os que gostam de contos, ou querem começar a ler mais desse gênero. Contos de mentira prova também, que o Brasil tem uma produção literária de qualidade.
Resenhado por:
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário!