O escritor Neil Gaiman anunciou na noite de hoje (23) e o The New York Times confirmou a informação do falecimento da autora Ursula K. Le Guin, uma das grandes autoras de fantasia e ficção cientifica na última segunda-feira aos 88 anos de idade.
Eu só aprendi que morreu K. Ursula Le Guin. Suas palavras são sempre com a gente. Alguns deles são escritos na minha alma. Sinto a falta dela como uma gloriosa pessoa espinhosa engraçada, e também sinto falta dela como o mais profundo e mais inteligente dos escritores. Ainda honrado que eu tenho que fazer isso: https://t.co/U4mma5pJMw— Neil Gaiman (@neilhimself) 23 de janeiro de 2018
A causa da morte não foi divulgada, porém, Theo Downes-Le Guin (seu filho) informou que a mãe estava doente há meses.
A autora é tida como uma das maiores escritoras de ficção científica da América. Das 17 indicações ao prêmio literário Nebula, teve seis vitórias; e das 24 ao prêmio Hugo, recebeu seis vitórias. e recebeu 17 indicações. Entre seus livros mais populares pulicados aqui no Brasil estão os dois primeiros volume da série Ciclo de Terramar (O Feiticeiro de Terramar e As Tumbas de Atuan) publicados pela Arqueiro e pela Editora Aleph estão A Mão Esquerda da Escuridão e Os Despossuídos.
Com milhões de livros vendidos e traduzidos para mais de 40 idiomas, Le Guin faleceu em sua casa em Portland e deixa um vasto legado, sendo sua maioria no gênero fantasia e ficção cientifica. Resta aos fãs brasileiros que uma editora dedicada se empenhe em traduzir as tantas obras que nunca chegaram as terras tupiniquins.
Fonte: The New York Times
1 Comentários
Oi Pedro,
ResponderExcluiré triste esse tipo de notícia. A autora ainda poderia traduzir tanta... Que esteja em paz, e que seu legado não seja esquecido.
Obrigado pelo seu comentário!