Título: A Bolsa Amarela
Autor: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga
Edição: 35
ISBN: 8589020037
Gênero: Literatura infanto-juvenil
Ano: 2004
Páginas: 135
Adquira seu exemplar aqui!
Adicione esse livro ao Skoob
Avaliação:
RESENHA
Este livro conta a história Raquel, uma menina em conflito consigo mesma, e com a família, pois tem três grandes vontades que não quer que ninguém saiba. 1) é a vontade de crescer e deixar de ser criança; 2) ter nascido garoto em vez de menina; 3) vontade de escrever.
“É só a gente bobear que fica burra: todo mundo ta sempre dizendo que vocês é que têm que meter as caras no estudo, que vocês é que vão ser chefe de família, que vocês é que vão ter responsabilidade, que —puxa vida! —vocês é que vão ter tudo. Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina.” Pag. 17
Raquel precisa urgentemente arrumar um lugar para esconder suas vontades. Ela é aquela criança que ninguém entende, todo mundo acha que ela mente e inventa as coisas. Seus irmãos mais velhos, um irmão, e duas irmãs, não a entendem, os pais vivem brigando, e acham que ela não tem vontade própria.
A menina acaba por ganhar uma bolsa amarela, onde passa a guardar suas vontades, nomes de personagens, e as historias que escreve. Raquel tem muita imaginação, cria histórias incríveis, e mistura sua vida real, sua família com o mundo inventado. Tem galo que não quer mandar no galinheiro, guarda-chuva que fala uma língua diferente, linha, alfinete, e vontades que crescem fisicamente.
“Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda, mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crescer.” Pag.49
A bolsa amarela é um livro que nos mostra como as crianças se sentem tolhidas perto de “gente grande” que não escutam sua vontades, curiosidades e desejos. E aprendemos que não é porque crescemos que precisamos abandonar a diversão, ternura e sensibilidade.
Esse livro é a prova que Lygia Bojunga sabe escrever livros infantis como ninguém. A história é envolvente, e quando você começa a ler não quer mais largar. Tenho certeza que em algum momento da leitura todo mundo vai se identificar com Raque. Uma ótima leitura para pessoas de qualquer idade.
0 Comentários
Obrigado pelo seu comentário!