'Últimas mensagens recebidas', organizado por Emily Trunko

     Aos 16 anos, a jovem Emily Trunko criou no tumblr o blog “The Last Message Received”, reunindo as mensagens que as pessoas receberam pela última vez, dessas postagens resultou, em 2017, o livro Últimas mensagens recebidas, que traz alguns dos textos enviados à Emily por seus leitores do blog.
 

 São diversas as origens das mensagens e seus conteúdos, mas de certa forma toda elas estão ligadas por meio da ruptura. Seja um adeus de um termino de relacionamento entre um casal, pai e filha, irmão e irmã, ou um adeus eterno. Traição, abandono dos pais, separação ao saber que a companheira está gestante, entre outras.  Essas mensagens recebem como nota de rodapé as indicações dos motivos que as resultaram, dando uma ideia do contexto.


     Apesar de ser um livro que registra algumas mensagens mais tristes que alguém poderia ler, ele carrega a premissa de que é importante dizer, o quanto antes,o que queremos e a quem amamos, isso porque ninguém sabe o dia de amanhã, e essas palavras, talvez, nunca possam ser ditas, como os arrependimentos de alguns leitores do blog.

A obra também ressalta o cuidado ao enviarmos uma mensagem. Algumas pessoas não possuem noção do peso que as palavras carregam, e se ditas com agressividade, em momentos inoportunos, podem levar o destinatário a um estado de depressão, tristeza, angustia e até mesmo contribuir para um suicídio. Por outro lado, às vezes é o próprio destinatário que alimenta uma última mensagem triste, e terá que conviver com a culpa de nunca poder se mostrar diferente para a pessoa que magoou. 
     O fato de ter um lado mais melancólico acaba tornando o livro triste, transmitindo um estado e impunidade, e isso pode ser um problema para pessoas sensíveis (um possível gatilho). Mas não é o intuito da organizadora, ao contrário, através dessas mensagens é possível acreditar que ainda há tempo e oportunidade para fazermos diferente, falando quando devemos e transmitindo mais amor, alegria e principalmente, empatia ao se colocar no lugar do outro.

Sobre a edição:
     A editora Seguinte fez um trabalho muito bonito na obra. Em capa dura, a edição traz ilustrações provenientes de colagens que dão um ar antigo ao livro, ligando ao passado das mensagens. Também há um gama de tipografias, e brincadeiras com fotografias nas páginas que recebem cores diversas. Um livro lindo para presentear alguém querido.

Ficha técnica

 Título: Últimas Mensagens Recebidas
 Título original: The Last Messege Received (2017)
 Organizadora: Emily Trunko
 Tradução: Fabricio Waltrick
 Editora: Seguinte
 Edição: 1
 Ano: 2017
 ISBN: 9788555340604
 Gênero: Cartas / correspondências
 Páginas: 176

Avaliação: 

Resenha de número 380

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro, ainda bem que gostaste de fazer a leitura.

    Enfim, e uma pena que o final seja assim tao melancólico e que possa servir de gatilho...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A edição está realmente muito bonita, deu pra notar pelas fotos, mas confesso que esse tipo de livro não me desperta interesse. Primeiro porque não é uma narrativa, coisa que é o que costumo procurar e segundo porque tem esse ar depressivo que costuma não me fazer muito bem... Enfim, que bom que gostou, mas eu passo a dica desta vez.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que livro lindo tanto no conteudo como na arte, mesmo sendo um livro tocante me parece muito importante todo mundo ler ele. É um tema que precisa ser mais abordado nos livros com certeza, deve ser um pouco dificil mas vou me arricar a ler com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo Cartas secretas jamais enviadas da mesma autora e estou completamente apaixonada pela leitura, me identifico com muitas coisas que leio e o livro segue a mesma linha deste,com a edição tão linda quanto essa. Também acho ele um tanto quanto triste, melancólico, mas ainda sim muito bom, então quero ler esse também e recomendo que leia o que eu estou lendo, vai curtir.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, a edição parece mesmo muito linda. Estava curiosa para ler uma resenha dele, e pelas imagens que colocou no post, parece trazer mensagens bem tocantes. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Eu acho legal o formato do livro, nunca li nada narrado inteiramente por mensagens e cartas. Apesar desse tom triste e melancólico parece ser uma obra que vale a pena conhecer. Vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Pelo que você falou do livro dá para imaginar claramente a pegada mais melancólica dele. Apesar disso parece ser uma leitura muito boa mesmo notar a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou de olho nesse livro. Adorei a edição e o projeto gráfico bem cuidadoso. Parece ser uma leitura cheia de reflexões e questionamentos importantes sobre o poder das palavras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro hoje, e curti, mas gostei muito mais do outro organizado pela Emily. De qualquer maneira, a mensagem que ele passa é importante demais, e a edição está maravilhosa. Com certeza uma excelente dica de presente mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro,
    Eu gosto muito de livros com essa temática, mas estou fugindo um pouco deles agora, pois eu estou numa vibe de me reencontrar, sabe? Eu gostei muito da sua sinceridade e de você ter ressaltado a parte da melancolia. Vou passar a dica agora, pelo menos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu nao li esse livro ainda justamente pelo gatilho. Vejo algumas imagens dele e me sinto profundamente triste, é uma sensação de vazio tao grande... Mas ainda assim acho a ideia da obra bastante válida.

    ResponderExcluir
  12. Oii! Achei bem interessante a proposta da autora, por conter mensagens que nos emocionam e ao mesmo tempo nos fazem refletir. A edição está lindíssima, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!